Vem Brincar na Praça reúne crianças e adultos na Praça Carlos Gomes

11/06/2018 - 12:54

A Praça Carlos Gomes, no centro, em Campinas, recebeu o evento “Vem Brincar na Praça”, dentro do programa “A paz em língua de brincar”, no último sábado, dia 9. O evento teve atividades como feira de troca de brinquedos e livros, troca de figurinhas da Copa, ecobrinquedoteca, fabriquinha de brinquedos inclusivos e contação de histórias. Cerca de 500 pessoas de todas as idades passaram pelo evento que teve, ainda, um minicircuito de trânsito e atividades educativas, além de voluntários do Bike Angels.

Segundo a secretária Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Cidadania, Eliane Jocelaine Pereira, o objetivo é ampliar cada vez mais atividades como essa, criando um hábito de convivência pela linguagem do brincar e do resgate das brincadeiras antigas. A praça escolhida, conforme ela, contemplou as expectativas da secretaria em termos de acessibilidade e circulação de pessoas, além de ser um lugar simbólico em Campinas.

“Precisamos disseminar mais essa prática para que a educação para a paz se realize por meio das brincadeiras, dos brinquedos e do fomento à colaboração e solidariedade. Ao proporcionar essa convivência entre gerações damos ritmo ao movimento #Campinas pela Paz e sedimentamos o caminho de consolidação de uma cultura de paz”, afirmou.

Para a realização do evento, a Secretaria contou com a parceria do Centro Interdisciplinar de Atenção à Pessoa com Deficiência – CIAPD da PUC-Campinas. O Centro promoveu jogos cooperativos e Bocha, uma modalidade esportiva, durante o "Vem Brincar".

O evento integrou a programação da Semana do Brincar – Programa A Paz Em Língua De Brincar, e havia sido remarcado devido à greve dos caminhoneiros. A Semana do Brincar teve atividades gratuitas em diversos pontos da cidade com o objetivo de refletir e debater o brincar como linguagem de educação para a paz e sua importância no desenvolvimento do indivíduo.

As ações deram continuidade às ações do Movimento #CampinasPelaPaz com o intuito de reconhecer o direito de brincar e seu papel na construção de uma Cultura de Paz, resgatar espaços de lazer, promover o fortalecimento de laços comunitários construídos no respeito, tolerância e fortalecimento dos vínculos. A semana se encerra nesta segunda-feira, dia 11, com o simpósio “A paz em língua de brincar”, no Salão Vermelho da Prefeitura, das 13h30 às 17h.

Foto: Projeto faz o resgate das brincadeiras antigas | Crédito: Carlos Bassan

Projeto faz o resgate das brincadeiras antigas

Foto: Adultos e crianças em jogo de tabuleiro na praça | Crédito: Carlos Bassan

Adultos e crianças em jogo de tabuleiro na praça