Crime ambiental: Prefeitura flagra descarte irregular de resíduos

17/05/2018 - 10:12

A partir de uma denúncia anônima, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP), com apoio da Guarda Municipal, pegou em flagrante na manhã da última quarta-feira, 16 de maio, no Jardim Monte Cristo, a operação de descarte irregular de resíduos em um terreno particular no Jardim do Lago. A ação resultou no registro de um Boletim de Ocorrência na 2ª Delegacia Seccional de Campinas, por crime ambiental.

No momento em que as equipes da Prefeitura chegaram ao local, uma retroescavadeira empurrava os rejeitos de construção civil para dentro do terreno, que fica na avenida Carlos Stela Neto, ao lado da Associação dos Moradores do Jardim Monte Cristo. De acordo com a Secretaria de Serviços Públicos, trata-se de uma Área de Preservação Permanente (APP) com nascente e córregos, justificando o registro de crime ambiental.

O BO foi lavrado contra a Associação dos Moradores do Jardim Monte Cristo, que teria autorizado o descarte irregular no terreno. De acordo com a SMSP, a Associação não tem as licenças emitidas pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) para operar aterros.

Além da lavratura do BO, a SMSP está fazendo o levantamento da quantidade de descarte irregular encontrado no terreno para que o valor da multa contra a Associação de Moradores possa ser calculado. A empresa responsável pela retroescavadeira também será autuada.

De acordo com dados da Secretaria de Serviços Públicos, Campinas tem mais de 100 pontos de descarte irregular de resíduos, os chamados “pontos viciados”. Essa prática irregular traz inúmeros problemas ao meio ambiente e à saúde. Os cidadãos podem colaborar e denunciar esses infratores por meio do 156 e pelo 153 da Guarda Municipal, para flagrantes.

Se a denúncia contiver foto da placa, endereço e data, a autuação já poderá ser feita. Nesse caso, podem também ser feitas pelo 156 ou enviadas ao e-mail smps.usina@campinas.sp.gov.br. As multas variam de acordo com a quantidade de resíduos.