Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Prefeitura anuncia construção do novo Centro de Saúde Esmeraldina


14/05/2018 - 12:11




 

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, anunciou no sábado, dia 12 de maio, a construção do novo Centro de Saúde Esmeraldina, na região Sul da cidade. A obra faz parte do programa Saúde em Ação, uma parceria entre a Prefeitura, o Estado e o BID (Banco Intermericano de Desenvolvimento).

 

 

 

"Este é o nosso primeiro passo. Vamos construir uma unidade melhor, mais ampla e com mais ofertas de serviço. É a saúde que queremos para nossa cidade", disse o prefeito Jonas Donizette. A nova unidade vai beneficiar 13 mil pessoas de 14 bairros.

 

 

 

O CS Esmeraldina foi atingido por um incêndio na madrugada de 1º de janeiro de 2017. Como o fogo prejudicou a estrutura do prédio, foi preciso demolir o imóvel. Desde então, os atendimentos estão acontecendo no Jardim São Pedro, em uma antiga escola municipal, ao lado da Administração Regional (AR) 9.

 

 

 

O novo prédio será construído no mesmo terreno do anterior e será totalmente modernizado e equipado. A obra receberá investimentos na ordem de R$ 3,2 milhões.

 

 

 

A nova unidade terá 555 metros quadrados (a anterior contava com cerca de 360), com sete consultórios para atendimento médico e um para odontologia, farmácia, almoxarifado, salas de acolhimento, de vacinação, de curativos, de inalação e de reuniões. Terá um espaço para atividades em grupo, que poderá ser usado por gestantes, pessoas da terceira idade, entre outros.

 

 

 

O CS Esmeraldina conta com 45 servidores e atualmente funciona das 7h às 17h30, de segunda a sexta-feira. Realiza cerca de 500 atendimentos por dia. O horário será ampliado quando os serviços passarem a ser oferecidos na nova unidade.

 

 

 

O anúncio do novo Centro de Saúde do Esmeraldina faz parte da ação “Campinas em Movimento – 50 dias de entregas”.

 

 

 

Sobre o Saúde em Ação

 

 

O Programa “Saúde em Ação” tem como objetivo fortalecer a atenção básica. Prevê, em Campinas, a construção de 13 novos prédios e nove reformas. A cidade receberá investimentos de R$ 104 milhões em reformas, construções, equipamentos e treinamentos.

 

 

 

Além das obras, o projeto vai modernizar e articular a rede de saúde e capacitar os profissionais por meio das linhas de cuidados desenvolvidas a a partir de um estudo da Secretaria da Saúde, que levou em conta indicadores de saúde, econômicos e sociais, e definiu as prioridades de atendimento nas regiões contempladas.

 

 

 

Do total a ser investido, 70% são provenientes do BID e 30% são de recursos do Tesouro do Estado.

 

 

 

Saúde em Ação em Campinas

 

 

 

Em Campinas, além da entrega do CS Santos Dumont, que aconteceu no início do mês, outras duas unidades (Centros de Saúde Satélite Íris I e Perseu Leite de Barros) estão em fase final e serão entregues em breve.

 

 

 

Foram iniciadas as obras dos Centros de Saúde Dic VI, Florence e Satélite Íris II, além do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) e do CAPS II Sudoeste. Também já foi anunciada a obra do novo CS Nova América.

 

 

Nos próximos dias serão anunciadas as obras dos novos Centros de Saúde Boa Vista e São Cristóvão, além das reformas de outras nove unidades (Costa e Silva, Floresta, Castelo Branco, São José, Aeroporto, Ipaussurama, São Quirino, Conceição e Caps Castelo Branco.

 

 


Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Fernanda Sunega

Foto: Prefeito anuncia construção de novo Centro de Saúde no Esmeraldina | Crédito: Fernanda Sunega

Prefeito anuncia construção de novo Centro de Saúde no Esmeraldina

Crédito: Fernanda Sunega

Foto: Jonas assina Ordem de Serviço  | Crédito: Fernanda Sunega

Jonas assina Ordem de Serviço

Crédito: Fernanda Sunega

Foto: Novo prédio será construído no mesmo terreno do anterior | Crédito: Fernanda Sunega

Novo prédio será construído no mesmo terreno do anterior

Crédito: Fernanda Sunega

Foto: Secretário de Saúde fala em evento | Crédito: Fernanda Sunega

Secretário de Saúde fala em evento