Tênis passa a integrar aulas de educação física na rede municipal

10/05/2018 - 12:41

O sorriso estampado no rosto e o olhar brilhando denunciavam a expectativa da aluna Lívia Totola, do 5ª ano, do Ensino Fundamental, da Emef Geny Rodrigues, quando se viu às voltas de bolas, raquetes e redes de tênis. Na manhã de terça-feira, 8 de maio, ela teve o primeiro contato com o esporte que até então, era só de ouvir falar. E assim será com mais frequência, uma vez que o tênis passará a integrar as aulas de educação física das escolas de ensino fundamental da rede municipal.

Lívia fez parte de um grupo formado por 70 estudantes, que tiveram uma aula demonstrativa, que contou com a participação da tenista Patrícia Medrado. A atleta, que conquistou vários títulos, é considerada expoente do tênis no Brasil. “Eu vou adorar ter tênis nas aulas de educação física”, comemorou a aluna.

Durante um mês e meio, 32 professores de educação física, de 24 escolas da rede municipal passaram por uma formação dentro do projeto “Tênis nas Escolas – Uma proposta educacional”, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Instituto Patrícia Medrado. As aulas foram ministradas pela própria atleta.

Durante o curso, os professores aprenderam sobre o que é a modalidade, as regras que a regem, quais são as dinâmicas que podem ser levadas para uma aula de educação física, entre outros conhecimentos. “O que queremos é aproximar este esporte, que é estigmatizando como sendo de elite, do professor e do aluno. Ele parece ser uma novidade inacessível, quando não é”, explicou a atleta.

Após esta formação, pelo menos 6 mil alunos, do 1ª ao 9ª ano, já começam a ter noções básicas de tênis por meio das aulas de educação física. Cada unidade de ensino ganhou um kit contendo bolinhas, raquetes, cones e redes.

Crédito: Fernanda Sunega

Foto: Alunos descobrem o tênis nas aulas de educação física | Crédito: Fernanda Sunega

Alunos descobrem o tênis nas aulas de educação física

Crédito: Fernanda Sunega