Mostra fotográfica retrata famílias africanas que buscam refúgio no Brasil

02/05/2018 - 17:26

Uma exposição fotográfica composta por imagens de solicitantes de refúgio africanos será inaugurada nesta quinta-feira, dia 3 de maio, no saguão do Paço Municipal. A mostra, que leva o nome do serviço que recebe os imigrantes - “Refugiados da Casa de Passagem Terra Nova” - é composta por trabalhos de autoria dos fotógrafos Eduardo Tarran e Mário Castello.

A abertura acontecerá no período da tarde desta quinta. A partir daí, os visitantes poderão conhecer as imagens das 8h às 17h, até  17 de maio.

As famílias fotografadas vieram de diferentes países da África como Congo, Angola, Camarão, Gana, Nigéria e Guiné-Bissau. Todas foram atendidos pela Casa de Passagem Terra Nova, primeiro equipamento de acolhimento social do Estado de São Paulo direcionado a solicitantes de refúgio e vítimas de tráfico de pessoas.

Administrada pela Coordenação Regional das Obras de Promoção Humana (CROPH), a Casa já acolheu mais de 400 pessoas desde 2014, quando foi inaugurada. Sua prioridade são famílias com filhos de até 18 anos e mulheres grávidas.

Promovida pelo Serviço de Apoio ao Imigrante e Refugiado, da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas, a exposição tem parceria da Unicamp, por meio da Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (Cocen) e da Cátedra Sérgio Vieira de Mello.

Exposição fotográfica “Refugiados da Casa de Passagem Terra Nova”

Data: 3 a 17 de maio

Local: saguão do Paço Municipal – Avenida Anchieta, 200