Campinas recebe prêmio pela gestão de profissionais de Educação

18/04/2018 - 16:55

A Prefeitura de Campinas ganhou o prêmio InovaCidade 2018 com o projeto “Carreira em Foco – Gestão de Pessoas”, realizado pela Secretaria Municipal de Educação. O prêmio é concedido às iniciativas ou projetos, de administrações públicas, que impactaram positivamente e de forma mensurável a sociedade, de modo a melhorar a sua qualidade de vida. O vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, recebeu o prêmio em solenidade realizada na noite de terça-feira, 17 de abril, em São Paulo.

A secretária municipal de Educação, Solange Pelicer e o secretário municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas, Rogério Menezes, participaram do evento. “Esse prêmio representa o reconhecimento do trabalho feito com muito afinco pela Secretaria da Educação. A nossa Administração não enxerga a educação no município somente como sala de aula, mas também a gestão de pessoas. Estou muito satisfeito de ver o trabalho dessa equipe, que é muito valorosa para nós”, disse o vice-prefeito.

O projeto “Carreira em Foco – Gestão de Pessoas” consistiu em inovar um processo já consolidado da Secretaria de Educação: a atualização cadastral anual dos servidores para fins de classificação para a escolha de vagas e remoção. A Secretaria fez um mapeamento e traçou um perfil de quem são os 5.900 servidores que atuam nas 204 unidades educacionais do município e nas áreas administrativas. A partir daí, foi possível traçar um perfil da rede, focando gestão e planejamento estratégico.

“É um programa que a equipe de educação construiu desde quando assumimos a educação em 2013 e que hoje podemos fazer planejamento a curto, médio e longo prazos das necessidades de reposição e alocação de profissionais, inclusive no planejamento para concursos futuros”, disse a secretária Solange Pelicer.

Ela explicou que foram utilizadas ferramentas de inteligência para elaborar relatórios, cruzando dados como tempo de serviço, idade, formação acadêmica e área de atuação, para traçar políticas de formação continuada e planejamento.

Para a secretária, “esse prêmio é um reconhecimento muito importante porque é concedido pelo Instituto Smart Business America, o segundo mais importante da América Latina no quesito Cidades Inteligentes”. O jornalista Willian Waack fez palestra no evento.

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira: InovaCidade 2018 | Crédito: Carlos Bassan

Vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira: InovaCidade 2018

Crédito: Carlos Bassan