Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

SVDS leva experiência de Plano de Educação Ambiental a Piracicaba


28/03/2018 - 12:15




A Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS), por meio da Coordenadoria de Projetos e Educação Ambiental, participou nesta semana da primeira reunião da comissão que está elaborando o Plano Municipal de Educação Ambiental do município de Piracicaba. O encontro aconteceu no Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) de Piracicaba e teve por objetivo debater sobre a importância de planos ambientais no território.

 

Segundo a coordenadora de Projetos e Educação Ambiental da SVDS, Dominique Missio de Faria, Campinas foi convidada pelo Sedema para apresentar sua experiência na elaboração do Plano de Educação Ambiental (PMEA), instituído no ano passado pela Lei nº 15.440/2017.

 

Campinas é uma das poucas cidades do país a ter um planejamento ambiental para os próximos 10 anos. Importante salientar que o processo de construção do plano foi coletivo e contou com a participação de várias entidades públicas e privadas, e do munícipe em geral”, relata Dominique.

 

Foram realizadas 13 oficinas participativas em todas as regiões da cidade; palestras; consulta pública virtual (com mais de 300 contribuições); além de audiência pública”, detalha a coordenadora. Antes da realização da audiência, os três volumes (Diagnóstico de Pesquisa; Plano com Programas e Metas; Caderno de Subsídios) do PMEA foram disponibilizados na internet para acesso pelos interessados.

 

Repassando a experiência

 

O processo de criação do PMEA e os seus resultados têm sido compartilhados com vários municípios brasileiros. No mês de fevereiro, por exemplo, a experiência de Campinas foi apresentada aos 76 municípios participantes do curso de capacitação do Programa Município VerdeAzul, ministrado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo. O evento ocorreu no Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas.

 

Ainda neste semestre, em data a ser definida, o PMEA será apresentado à Câmara Técnica de Educação Ambiental do Comitê PCJ (Bacia Hidrográfica dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí).

 

Contatos com a Coordenadoria de Projetos e Educação Ambiental da SVDS podem ser feitos por meio do telefone (19) 2116- 8484.

 

 


Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Arquivo PMC

Foto: Dominique compartilha experiência de Campinas | Crédito: Arquivo PMC

Dominique compartilha experiência de Campinas