Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Campinas terá posto de atendimento do Sebrae Aqui; unidade será no Cpat


09/03/2018 - 14:15




Campinas terá a partir de agora um posto de atendimento do Sebrae Aqui, que funcionará nas dependências do CPAT (Centro Público de Apoio ao Trabalhador), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, que fica na Avenida Campos Sales, 427, Centro. Participaram da inauguração da unidade o secretário municipal de Trabalho e Renda, Luis Yabiku, representando o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, e o presidente do Sebrae-SP, Paulo Skaf.
 
 
O Sebrae Aqui é um canal de atendimento presencial, criado por meio de parcerias com prefeituras e entidades sem fins lucrativos, destinado a microempreendedores individuais, pequenos empresários e demais pessoas que desejam abrir um negócio de menor porte. 
O secretário de Trabalho e Renda, Luis Yabiku, destacou que os serviços oferecidos pelo Sebrae Aqui são fundamentais para que as pessoas possam viabilizar suas atividades como microempreendedores. “Além da formalização, que permite acesso a inúmeros benefícios, o posto manterá uma série de cursos e oficinas com orientações sobre a melhor forma de conduzir os negócios”, disse Yabiku.
 
 
“Campinas é uma cidade com potencial enorme para se tornar um grande pólo de disseminação do conceito de empreendedorismo. E a inauguração do Sebrae Aqui em parceria com o CPAT representa um grande passo nesse sentido”, afirmou o secretário.
O presidente do Sebrae-SP, Paulo Skaf, ressaltou o prazo curto entre a assinatura do termo de cooperação com a Prefeitura de Campinas e a inauguração desse novo posto do Sebrae Aqui. “Gosto de ver as coisas acontecendo dessa forma, os serviços sendo colocados com qualidade e agilidade à disposição da população”, disse.
 
 
Skaf destacou o fato do Sebrae Aqui ter condições de auxiliar microempreendedores de todas as áreas. “Podemos atender pessoas que desenvolvem atividades em todos os setores e que queiram se tornar um microempreendedor individual”, afirmou. 
 
 
A nova unidade de atendimento do Sebrae Aqui vai operar em conjunto com a Casa do Empreendedor. Os serviços oferecidos serão: orientações sobre abertura de empresas (MEI, ME e EPP), formalização, baixa e alteração de inscrição no MEI, orientações sobre licenciamento e alvarás, emissão de DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), orientação sobre declaração de imposto de renda de pessoa jurídica, palestras, oficinas, cursos e consultorias especializadas. Todos esses serviços serão gratuitos.
 
 
As metas anuais do Sebrae Aqui em Campinas são de 1.200 atendimentos individuais e sete atendimentos coletivos. De acordo com a parceria firmada, a Prefeitura empresta o local e os funcionários e o Sebrae fornece a metodologia e os equipamentos.
 
 
O prazo de vigência do termo de cooperação será de cinco anos, podendo ser prorrogado por igual período. Um comitê gestor, formado por dois representantes da Prefeitura e dois do Sebrae, fará a gestão, o planejamento e monitoramento dos resultados do programa.
Atualmente, nove unidades do “Sebrae Aqui” operam na região de Campinas nas cidades de Amparo, Artur Nogueira, Conchal, Hortolândia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Socorro, Sumaré e Valinhos.
 
 
A Casa do Empreendedor, ligada à Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, tem como objetivo fomentar o empreendedorismo e o desenvolvimento territorial. De 2014 a 2017, o órgão atendeu 71.788 pessoas, em um total de 22 serviços oferecidos. Em 2017, atendeu 25.225 pessoas.

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Fernanda Sunega

Foto: Secretário Luis Yabiku representou o prefeito na inauguração do posto | Crédito: Fernanda Sunega

Secretário Luis Yabiku representou o prefeito na inauguração do posto

Crédito: Fernanda Sunega

Foto: Espaço voltado aos microempreendedores | Crédito: Fernanda Sunega

Espaço voltado aos microempreendedores

Crédito: Fernanda Sunega

Foto: Local vai funcionar no Centro da cidade | Crédito: Fernanda Sunega

Local vai funcionar no Centro da cidade