Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Esportes e Unicamp fazem pesquisa inédita sobre rendimento de atletas


07/02/2018 - 09:36




A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e o Laboratório de Crescimento e Desenvolvimento da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp estão, em parceria, fazendo uma pesquisa inédita no Brasil sobre parâmetros científicos de composição corporal de atletas. O objetivo é construir um referencial de classificação para melhor aproveitamento de atletas em modalidades esportivas, com foco no alto rendimento.

 

O estudo está sendo capitaneado pelo coordenador de Esporte de Rendimento da Secretaria de Esportes, Anderson Marques de Moraes, que faz parte do grupo de pesquisa do Laboratório da Unicamp. No momento, cerca de mil atletas já passaram por avaliação em nove modalidades: basquete, vôlei, ginástica artística, atletismo, natação, futsal, handebol, futebol e ginástica rítmica.

 

A pesquisa teve início em meados de 2016, ao observar o treino dos atletas nas mais diversas modalidades. Desde então, esse estudo vem fornecendo dados sobre os parâmetros do corpo como medidas de composição corporal (massa e porcentagem de gordura, massa muscular), densitometria óssea (densidade mineral óssea e conteúdo mineral ósseo) e índice de massa corpórea. O objetivo é avaliar, pelo menos, 5 mil atletas.

 

Para esse estudo, está sendo utilizado um equipamento de última geração chamado “Absorciometria de Raios-X de Dupla Energia (DXA)”, considerado o melhor do mundo para esse tipo de avaliação.

 

A partir dos resultados obtidos, será possível a construção de um referencial de classificação para o melhor aproveitamento de atletas em modalidades esportivas específicas. Será possível descobrir atletas com grande potencial para competições de alto rendimento, por meio de treinamentos específicos de acordo com as características do organismo de cada um.

 

No entanto, com o estudo ainda em andamento, já é possível que os treinadores utilizem os dados para melhorar a performance dos atletas. “Campinas sairá na frente revelando potenciais esportivos que irão, futuramente, representar o Brasil em competições internacionais, inclusive, em jogos olímpicos”, disse o secretário municipal de Esportes e Lazer”, Dario Saadi.

 

Os atletas participantes do estudo estão sendo convidados pela Secretaria de Esportes, mas a proposta está aberta a todas as equipes que tenham interesse em participar, seja de Campinas ou outras cidades do Estado de São Paulo. “Esta também é uma forma de ampliar os dados da pesquisa e podermos concluir o referencial, que poderá ser usados por atletas de todo o Brasil para melhorar a performance”, diz o coordenador de Esporte de Rendimento, Anderson Moraes.

 

Os benefícios dessa pesquisa inédita são indiscutíveis, desde a descoberta de futuros atletas, monitoramento das alterações decorrentes da prática esportiva, até o desenvolvimento de uma cultura de vida saudável entre os jovens. Será uma enorme contribuição para o esporte de alto rendimento do Brasil”, diz Dario Saadi.

 

O secretário completa que essa parceria com a Unicamp resultará em um banco de dados inédito no país.

 

Equipes interessadas em participar da avaliação podem procurar a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, no telefone: (19) 3227-4080.

 

 

 

 

 

 

 


Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Arquivo PMC

Foto: Equipes interessadas em participar da avaliação podem procurar a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer | Crédito: Arquivo PMC

Equipes interessadas em participar da avaliação podem procurar a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer