Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Verde realiza nova oficina para Plano de Manejo da APA de Campinas


17/01/2018 - 15:34




No próximo sábado, 20 de janeiro, das 8h às 18h, acontece a Oficina de Matriz de Planejamentoevento com o objetivo de auxiliar a construção coletiva do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) de Campinas. Realizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS), o evento é o quarto e último deste plano de manejo. O encontro ocorrerá na Escola Estadual (EE) Uacury Ribeiro, no Jardim Monte Belo, e é aberto à comunidade, basta se inscrever pelo e-mail apacampinas@walmambiental.com.br. Desde o início do processo, entre oficinas e reuniões setoriais, mais de 400 pessoas já participaram da construção do plano.
 
 
A primeira oficina foi a de Diagnóstico Participativo, realizada em dezembro de 2016. Na sequência, houve a oficina de Avaliação Estratégica, em junho de 2017, e a de Zoneamento, em outubro do ano passado.
 
 
A Oficina de Matriz de Planejamento tem o objetivo de definir as diretrizes, linhas de ação e atividades que podem vir a compor o programa de gestão da APA de Campinas. Os participantes trabalharão em grupos para propor as ações necessárias para a área, os atores que devem ser envolvidos e a priorização dessas ações. Como resultado da oficina será elaborado o Programa de Gestão da APA. Na sequência, cada programa será trabalhado e detalhado, também de forma participativa, em reuniões menores e mais focadas em cada tema.
 
 
As outras oficinas
 
 
A primeira oficina foi a de Diagnóstico Participativo, realizada em dezembro de 2016. Na sequência, houve a oficina de Avaliação Estratégica, em junho de 2017, e a de Zoneamento, em outubro do ano passado.
 
 
Todo o processo de construção do Plano de Manejo está sendo acompanhado e validado por um grupo formado por integrantes da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Secretaria de Planejamento e Urbanismo (Seplurb), Conselho Gestor da APA Campinas (Congeapa) e Fundação José Pedro de Oliveira. A empresa contratada por meio de licitação para elaborar o plano de manejo é a WALM Engenharia e Consultoria Ambiental. 
 
 
O processo de construção do Plano de Manejo da APA de Campinas pode ser acompanhado pelo site da Secretaria do Verde, no endereço http://www.campinas.sp.gov.br/governo/meio-ambiente/.