Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Avenida Francisco Glicério recebe árvores nativas em vasos grafitados


20/12/2017 - 12:34




O vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, entregou nesta quarta-feira, 20 de dezembro, a primeira etapa do projeto de plantio de árvores nativas da cidade na Avenida Francisco Glicério. A segunda etapa será entregue até a segunda quinzena de janeiro. 
 
 
 
 
Também participaram do evento os secretários municipais do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes; de Cultura, Ney Carrasco; de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, André von Zuben; de Habitação, Samuel Rossilho; de Trabalho e Renda, Luís Yabiku; além de funcionários da Prefeitura, da Sanasa, vereadores e a população.
 
 
 
O projeto total contemplará a Glicério, entre a Av. Orosimbo Maia e o pontilhão da Av. Aquidabã, com cerca de 100 árvores das espécies ipês amarelos, ipês rosas, pau brasil, copaíba e outras. Nesta primeira fase, serão 44 árvores do lado esquerdo e 26 do lado direito, totalizando 70 árvores.
 
 
 
“É um grande benefício para Glicério, uma das avenidas mais importantes da nossa cidade. O ambiente fica mais agradável e a ideia foi muito criativa em mais este passo da revitalização do Centro”, disse o vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira.
 
 
 
 
As floreiras estão com árvores jovens, que já possuem cerca de 2 metros e meio de altura. Podem chegar a três ou quatro metros de altura. As espécies foram selecionadas e pesquisadas para que houvesse, num período curto, a adaptação ao ambiente da avenida, levando ao centro da cidade mais saúde e qualidade de vida.
 
 
 
 
“A ação faz parte do processo de revitalização do centro da cidade, que começou com a Nova Glicério. Essas árvores foram transplantadas e temos a responsabilidade de cuidar delas para que cresçam bem”, disse o secretário do Verde, Rogério Menezes.
 
 
 
As árvores são plantadas em vasos de tamanho grande, caixas de aço. Não foram plantadas no chão porque as raízes poderiam prejudicar a fiação subterrânea instalada na revitalização da avenida. Os vasos estão posicionados em locais estratégicos de forma que não interfiram no trânsito de carros, de pedestres e no fluxo do comércio. 
 
 
 
 
A entrega desta primeira fase foi escolhida para o final do ano, época do Natal, quando o movimento do comércio é muito maior e o ambiente se torna mais propício ao passeio diurno e noturno.
 
 
 
Grafite nos vasos
 
 
Os vasos foram grafitados com imagens de animais nativos da Mata Santa Genebra e de outros ambientes do Brasil, como a arara azul e a onça pintada. As imagens foram pintadas pelo artista plástico Alexandre Filiagi. 
 
 
 
“Em mais este estágio de revitalização da Glicério, o grafite no espaço urbano dá um novo dimensionamento visual, é poético e faz do Centro um local mais bonito e saudável”, disse o secretário de Cultura, Ney Carrasco.
 
 
 
Quando for entregue a segunda etapa, na conclusão do trabalho, cada vaso terá um QR Code, plaquinhas com um código de barras que permitirá ao cidadão consultar, pelo celular, informações sobre a espécie plantada.
 
 
 
Esse projeto de plantio de árvores é resultado de três Termos de Compromisso Ambiental (TCA), referentes a duas construções executadas pela construtora MRV, no valor de R$ 338.341,83. A construtora será responsável pela manutenção das árvores por de dois anos e depois disso, passa para a Prefeitura. 
 
 
 
O coordenador regional de Campinas da MRV, Túlio Pereira Barbosa, afirmou que a empresa se sente honrada em participar de um projeto de revitalização como este. 
 
 
Revitalização da Glicério
 
 
A Avenida Francisco Glicério passou por uma completa revitalização, em duas fases. Foram feitos o enterramento de toda fiação aérea, elétrica e de telecomunicações; novas redes de água e esgoto; novas calçadas com rampas de rebaixamento e de acessibilidade; calçadas e rampas ganharam piso tátil (piso para cegos); nova sinalização e faixas de pedestres mais largas; os semáforos passam a ser horizontais, iluminados por LED; o cruzamento da Glicério com a Cônego Cipião ganhou um semáforo; a calçada do lado esquerdo foi alargada em dois metros para melhorar o espaço e dar mais conforto para os pedestres. do lado esquerdo também ficam as bancas de jornais e de alimentação.
 
 
 
Trânsito e transporte 
 
 
Na Glicério, o lado direito da avenida passou a ser exclusivo para os ônibus; o corredor de ônibus foi reforçado com uma camada de 70 centímetros de concreto; os pontos de ônibus ganharam designer e cobertura novos e wifi (acesso gratuito); aumentou dois conjuntos de pontos de ônibus. cada um com três módulos; os pontos de ônibus passaram a ter 12 assentos, sendo 3 para obesos e espaço para cadeirantes. antes eram quatro e não havia assento para obeso nem espaço para cadeirantes; os pontos de táxi ganharam cobertura no mesmo modelo dos pontos de ônibus; melhorias na circulação e oito paradas de ônibus (da Orosimbo até a Aquidabã).
 
 
Toda a avenida recebeu novo asfalto e nova sinalização. Foram implantadas quatro baias de vagas para “parada rápida’ e “carga e descarga”.

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Fernanda Sunega

Foto: Vice-prefeito, Henrique Magalhães Teixeira: entrega da primeira etapa do paisagismo | Crédito: Fernanda Sunega

Vice-prefeito, Henrique Magalhães Teixeira: entrega da primeira etapa do paisagismo

Crédito: Fernanda Sunega

Foto: Secretário do Verde, Rogério Menezes, destacou a importância da ação | Crédito: Fernanda Sunega

Secretário do Verde, Rogério Menezes, destacou a importância da ação

Crédito: Fernanda Sunega

Foto: Floreiras foram pintadas a mão por Alexandre Filiagi | Crédito: Fernanda Sunega

Floreiras foram pintadas a mão por Alexandre Filiagi

Crédito: Fernanda Sunega

Foto: Secretários e responsáveis pelo projeto | Crédito: Fernanda Sunega

Secretários e responsáveis pelo projeto