Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Secretaria do Verde realiza oficinas como parte de Programa de Saneamento


19/12/2017 - 14:27




A Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SVDS, realiza nesta quinta-feira, 21 de dezembro,  a 3ª Oficina de Instalação e Operação de Sistemas de Tratamento de Esgoto Sanitário para Áreas Rurais. As oficinas fazem parte do Programa de Saneamento Rural Sustentável, que tem como objetivo promover ações de adequação do esgotamento sanitário rural para a preservação do solo e da água.
 
 
  
Esta terceira etapa vai levar o Programa para as áreas rurais no distrito de Joaquim Egídio. O trabalho – que deve ser realizado no período da manhã - prevê a instalação de biodigestores (sistema compacto de tratamento de esgoto doméstico composto de tanque séptico com filtro anaeróbico) e fossas sépticas biodigestoras em propriedades rurais.
 
 
A Oficina vai incluir também o treinamento de proprietários para a instalação e operação dos jardins filtrantes (modelo embrapa), um tipo de  tecnologia complementar ao saneamento básico na área rural, que visa destinar adequadamente o esgoto proveniente de pias, tanques e chuveiros, ricos em sabões e detergentes. O Secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, explica o funcionamento do aparelho. "Essas águas, separadas das águas negras (dos vasos sanitários), são levadas para um pequeno tanque com brita, areia e plantas que agem como absorventes de nutrientes e contaminantes", esclarece Menezes.
 
 
As fases anteriores do Programa de Saneamento Rural Sustentável já adequaram o esgotamento sanitário de 49 domicílios situados em áreas rurais da região sul de Campinas, contemplando a doação de 34 fossas sépticas biodigestoras (FSB) modelo Embrapa e 15 Biodigestores, além da capacitação de mais de 40 produtores rurais.
Para os próximos dias, a Secretaria do Verde e Desenvolvimento Sustentável pretende entregar 11 jardins filtrantes e 40 biodigestores, totalizando a doação de 100 sistemas de tratamento de esgoto sanitário. 
 
 
O Secretário do Verde quer ampliar este programa para o próximo ano. "No primeiro trimestre de 2018, está prevista a abertura de licitação para aquisição e entrega de 100 fossas sépticas biodigestoras, por meio do PROAMB (Fundo de Recuperação, Manutenção e Preservação do Meio Ambiente), visando adequar o esgotamento sanitário das propriedades rurais inscritas no Programa de Pagamento por Serviços Ambientais - PSA Água".
O projeto tem a parceria da Embrapa Instrumentação Agropecuária - São Carlos (SP), da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral - CATI Campinas e do Sindicato Rural de Campinas e Região. 
 
 
O projeto foi instituído pelo Plano Municipal de Saneamento Básico - PMSB (Decreto Municipal nº 18.199/13, que pode ser consultado no endereço http://campinas.sp.gov.br/governo/meio-ambiente/plano-saneamento-basico.php).
 
 
PROGRAMAÇÃO
 
DIA DE CAMPO
 
3ª Oficina de Instalação e Operação de Sistemas de Tratamento de Esgoto Sanitário para Áreas Rurais
Dia: 21/12/2017
Horário: 08:30 às 12:00 horas
Local: Fazenda Santa Helena, Joaquim Egídio - Campinas-SP
 
08:30 - Apresentação do Programa Saneamento Rural Sustentável 
Engº. Geraldo Andrade - SVDS e Engº Paulo Carvalho - SVDS
08:45 - Fossa Séptica Biodigestora (FSB) e Jardim Filtrante: tecnologias sociais para tratamento de esgoto sanitário em propriedades rurais.
Engº. Carlos Renato Marmo - Embrapa Instrumentação, São Carlos (SP) 
09:10 - Biodigestor para tratamento de águas negras e cinzas em propriedades rurais
Engºs. Luiz Vogel e Luiz Fonseca - SVDS
09h30 - Montagem de Unidades Pilotos de FSB e Biodigestor com os participantes 
Luis Aparecido de Godoy - Embrapa Instrumentação, São Carlos (SP) 
Núcleo Rural - Equipe SVDS

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução