Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Comitê de Prevenção e Controle das Arboviroses expõe trabalhos no Paço


13/12/2017 - 13:17




 

O vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, abriu na manhã desta quarta-feira, 13 de dezembro, a 1ª Exposição do Comitê Municipal de Prevenção e Controle das Arboviroses. A Mostra, que acontece no Paço Municipal, conta com o trabalho dos alunos das escolas do muncípio e um mural com o trabalho das equipes que estão nas ruas trabalhando no combate ao mosquito Aedes Aegypti (transmissor da dengue, zika e chikungunya). A exposição estará aberta ao público até sexta-feira, 15 de dezembro.

 

Estiveram presentes na abertura da exposição a secretária municipal de Educação, Solange Villon Kohn Pelicer, a diretora da Vigilância em Saúde, Andrea Von Zuben, além de vereadores, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) João Alves do Santos, no bairro Boa Vista, além do público.

 

Desde 2015, a Prefeitura de Campinas tem desenvolvido um trabalho de prevenção e combate à dengue envolvendo várias secretarias municipais e a sociedade civil. “O sucesso na redução dos casos confirmados da doença é resultado desta junção de forças. Hoje somos exemplos para muitos municípios brasileiros que copiaram nosso modelo de atuação”, disse o vice-prefeito. “É a união de todas as secretarias que tem feito à diferença. Na Educação, todas as escolas estão trabalhando na prevenção. É uma ação permanente”, completou a secretária de Educação.

 

Nos últimos anos, a cidade enfrentou várias epidemias de dengue. “Tivemos uma redução de 95% dos casos confirmados. Convivemos desde 2008 com o mosquito que, com o passar dos anos, ficou mais agressivo. Aprendemos a trabalhar com esta nova realidade educando nossas crianças e lançando mão de outras estratégias”, contou Andrea Von Zuben. A Secretaria de Saúde conta com 100 equipes de combate e prevenção à doença, que estão diariamente nas ruas.

 

A Exposição

 

A Mostra de trabalho estará aberta ao público até as 17h desta sexta-feira. Ela conta com mural de fotos, maquetes e trabalhos desenvolvidos pelos alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino e pelas equipes da Saúde que atuam nas ruas. A programação conta ainda com peças de teatro e música.

 

Confira a programação:

 

 

Quarta-feira - 13 de dezembro

 

8h às 17h – Exposição de maquetes e montagem de papel machê sobre o ciclo de vida do mosquito (Vigilâncias em Saúde Norte e Visa Sul)

8h às 11h30 – Mural de fotos e exposição de maquetes (EMEF João Alves)

 

14h às 16h30 – Entrega de jornais e folhetos/Rap da dengue (EMEF Parque Oziel)

 

 

Quinta-feira – 14 de dezembro

 

 

 

8h às 17h – Exposição de maquetes e montagem sobre o ciclo da vida do mosquito (Visas Sudoeste e Leste)

 

 

8h às 11h30 – Apresentação do coral do Centro de Educação Infantil (CEI) Bem Querer Professor Pierre Weil e Exposição dos professores da CEI Bem Querer Milton Santos

 

14h às 16h30 – Apresentação do Coral da EMEF Parque Oziel/Rap da dengue

 

 

Sexta-feira – 15 de dezembro

 

 

8h às 12h – Exposição de maquetes e montagem de papel machê (Visa Sudoeste e Leste)

 

14h às 17h – Apresentação das peças de teatro “Dona Baratinha e o Mosquito Mau” (Visa Norte) e “Esse Mosquito” (Visa Sudoeste), além do “Teatro de Fantoches” (Visa Noroeste)

 


Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Luiz Granzotto

Foto: Secretária de Educação fala sobre trabalho realizado nas escolas | Crédito: Luiz Granzotto

Secretária de Educação fala sobre trabalho realizado nas escolas

Crédito: Luiz Granzotto

Foto: Andrea Von Zuben fala do trabalho incessante de combate às arboviroses | Crédito: Luiz Granzotto

Andrea Von Zuben fala do trabalho incessante de combate às arboviroses

Crédito: Luiz Granzotto

Foto: Vice-prefeito confere trabalhos dos alunos | Crédito: Luiz Granzotto

Vice-prefeito confere trabalhos dos alunos

Crédito: Luiz Granzotto

Foto: Alunos visitam a exposição | Crédito: Luiz Granzotto

Alunos visitam a exposição

Crédito: Luiz Granzotto

Foto: Público presente à abertura da Mostra | Crédito: Luiz Granzotto

Público presente à abertura da Mostra