Fiscalização de trânsito por câmeras completa um mês com 232 autuações

07/12/2017 - 15:10

Após um mês da efetiva fiscalização remota de trânsito por meio de câmeras de monitoramento, iniciada em 7 de novembro, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) registrou 232 autuações. Nas três primeiras posições do ranking estão: estacionamento proibido, com 62 multas aplicadas; vaga rápida, com 50 multas; e carga / descarga, com 48 multas aplicadas no período.

As vias com maior incidência de autuações são as avenidas Francisco Glicério, Dr. Campos Sales e Dr. Moraes Salles, nesta ordem. Na avaliação do secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro, o total está dentro do esperado. “Já tínhamos uma média de registro diário, durante o período de teste assistido. Os números apresentaram variação muito pequena. Agora, esperamos que ocorra um declínio gradual, com a maior conscientização e respeito às Leis de Trânsito, por parte dos motoristas”. Durante o período de teste assistido, a Emdec flagrou 527 infrações de trânsito.

As câmeras são utilizadas de forma compartilhada com a Central Integrada de Monitoramento de Campinas (CIMCamp). São monitorados os raios de 15 cruzamentos da região central e entorno, por agente da Mobilidade Urbana alocados na Divisão de Controle Operacional da Emdec. Em todas as vias há placas de trânsito com a inscrição: “FISCALIZAÇÃO DE TRÂNSITO POR CÂMERAS DE MONITORAMENTO”.

São fiscalizadas infrações como: parada / estacionamento irregular; parada / estacionamento sobre a calçada; parada em fila dupla; vaga rápida; conversões proibidas; parada / estacionamento em ponto de táxi; carga e descarga; e uso indevido de faixa exclusiva, entre outras.

Nossa intenção é, futuramente, expandir esse tipo de fiscalização. Assunto que ainda estamos estudando com cuidado. Nosso maior objetivo é o de reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito, no nosso município”, revelou Barreiro.

Confira os eixos monitorados

- Anchieta x Barreto Leme;

- Campos Sales x Onze de Agosto;

- Carolina Florence x Theodureto de Almeida Camargo;

- Francisco Glicério x Benjamin Constant;

- Francisco Glicério x Campos Sales;

- Francisco Glicério x Conceição;

- Francisco Glicério x General Osório;

- General Osório x Barão de Jaguara;

- Irmã Serafina x Conceição;

- Irmã Serafina x Dr. Moraes Salles;

- Moraes Salles x José Paulino;

- Regente Feijó x Ferreira Penteado;

- Senador Saraiva x Benjamin Constant;

- Senador Saraiva x Campos Sales;

- Treze de Maio x José Paulino.

Crédito: Divulgação - Emdec

Foto: Câmeras fiscalizam 15 cruzamentos da região central | Crédito: Divulgação - Emdec

Câmeras fiscalizam 15 cruzamentos da região central

Crédito: Divulgação - Emdec