Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Parque Luciano do Valle ganha academia para pessoa com deficiência


04/12/2017 - 16:00




O Parque Luciano do Valle, da Vila União, conta a partir de agora com uma academia híbrida e wi-fi gratuito. A inauguração foi realizada neste domingo, dia 3 de dezembro, pelo prefeito Jonas Donizette, no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, data instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) para estimular a reflexão sobre os direitos da pessoa com deficiência. A academia ao ar livre pode ser usada por qualquer pessoa acima de 12 anos e é adaptada para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
 
 
 
O prefeito Jonas Donizette destacou que as pessoas com deficiência têm o direito a viver de forma igualitária e é isso que sua Administração tem buscado proporcionar. Ressaltando programas recentes voltados às pessoas com deficiência, o prefeito lembrou que com a academia híbrida será possível que as pessoas com deficiência também possam praticar suas atividades físicas. “É mais um equipamento inclusivo que nós estamos entregando”.
 
 
 
A secretária Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania, Eliane Jocelaine Pereira, destacou a importância dada pela atual gestão, desde 2013, às políticas públicas para pessoas com deficiência, que compõem 28% dos habitantes de Campinas: são mais de 305 mil pessoas com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida. “O ano de 2017 foi muito profícuo e por meio de parcerias e de uma visão integradora pudemos realizar inúmeras ações como o lançamento do Emprega Bem para inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, o Tecla Samu e o projeto Ouça Bem com a Secretaria de Saúde e instituições privadas”, afirmou.
 
 
 
 
Durante o evento, o prefeito também falou sobre o wi-fi gratuito que já está liberado no parque. Desenvolvido pela IMA – Informática Municípios Associados -, o projeto oferece acesso de internet banda larga grátis em vários pontos públicos. O Parque é o 24º ponto com acesso à internet de graça, assim como o Paço Municipal, Largo do Rosário e Largo da Catedral. Até janeiro deste ano, o Campinas Digital tinha 1 milhão de acessos, agora tem 2 milhões e 200 mil. “Temos feito isso por toda a cidade e o mesmo sistema que funciona no Parque da Vila União é usado na Lagoa do Taquaral. É a força da inovação e vamos continuar expandido esta rede em nossa cidade”, afirmou o prefeito.
 
 
Academia híbrida 
 
A academia possui cinco equipamentos adaptados: máquinas de bíceps, supino, torre bicicleta, roda de ombros e barras fixas de quatro alturas. A iniciativa é uma parceria entre as Secretarias Municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania; Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e Serviços Públicos.
 
 
 
Serão beneficiadas mais de 80 mil pessoas que usam o parque. O investimento para a instalação, no valor de R$ 17.570, veio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado por empresas com a Secretaria do Verde. Como parte do TAC estão sendo instaladas, ainda este ano, outras academias adaptadas: uma na Vila Padre Anchieta e outra na Pedreira do Chapadão. No Chapadão também será criado o primeiro parquinho híbrido para crianças.
 
 
 
 
O secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, lembrou que a Prefeitura de Campinas foi a primeira a incluir, em 2014, em um decreto de licenciamento ambiental, a questão da acessibilidade. “Agora estamos associando as compensações ambientais para atender necessidades da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania”, afirmou.
 
 
 
 
A Prefeitura já inaugurou uma academia híbrida na Lagoa do Taquaral, em fevereiro de 2015, com dez equipamentos. No Bosque dos Jequitibás e no Parque Dom Bosco foram instaladas em julho de 2016.
 
 
 
Wi-fi
 
Para ter acesso gratuito ao programa Campinas Digital é preciso apenas preencher um cadastro com dados do usuário. O cadastro é feito uma só vez e o usuário pode se conectar em qualquer localidade coberta pela rede. O tempo de conexão é de 45 minutos, mas o usuário pode fazer o log-in sucessivas vezes, sem qualquer limitação. A velocidade da banda é de 1 Mega por segundo.

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Manoel de Brito

Foto: Prefeito Jonas Donizette inaugura academia para pessoa com deficiência | Crédito: Manoel de Brito

Prefeito Jonas Donizette inaugura academia para pessoa com deficiência

Crédito: Manoel de Brito

Foto: Autoridades presentes no evento do Parque Luciano do Valle | Crédito: Manoel de Brito

Autoridades presentes no evento do Parque Luciano do Valle

Crédito: Manoel de Brito

Foto: Medidas irão beneficiar cerca de 80 mil pessoas | Crédito: Manoel de Brito

Medidas irão beneficiar cerca de 80 mil pessoas

Crédito: Manoel de Brito

Foto: Parque ganha também wi-fi gratuito | Crédito: Manoel de Brito

Parque ganha também wi-fi gratuito