Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Exposição “Somos Todos Imigrantes” é exibida no saguão do Paço Municipal


12/09/2017 - 19:48




 

 

A Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania (SMPDC), por meio do Serviço de Apoio ao Imigrante, abriu nesta terça-feira, dia 12 de setembro, no Saguão do Paço Municipal, a exposição fotográfica “Somos Todos Imigrantes”. A mostra, que ficará em exibição até o dia 15, sexta-feira, faz parte do início de atividades do grupo de trabalho responsável pela implementação da Cátedra Sérgio Vieira de Melo, que estimula a produção de conhecimento sobre o tema da exposição, e do qual a Prefeitura participa.

 

 

Parceria entre a Missão Paz, que atua há mais de 70 anos no acolhimento e apoio a imigrantes e refugiados, e o fotógrafo Chico Max, autor das imagens, a Mostra busca aproximar o público da diversidade cultural e remeter os espectadores às suas próprias origens. As fotografias, em paineis de 1,80 por 1,00 m, suspensas em molduras de madeira, retratam pessoas de diversas nacionalidades atendidas pela Missão.

 

 

Segundo a secretária Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania, Eliane Jocelaine Pereira, a Mostra, além de retratar imigrantes e refugiados como pessoas repletas de capacidade de superação das adversidades pelas quais passaram e passam, coloca-os como sujeitos com grande potencial de construção de novas relações sociais e culturais. “Essa exposição é também uma reafirmação dos compromissos da Prefeitura de Campinas com essa população que, assim como todos os povos que vieram antes e ajudaram a edificar nossa cidade, também tem muito a contribuir para a construção de uma sociedade moldada pelos valores do respeito humano”, destaca a secretária.

 

 

O diretor do Departamento de Cidadania, Fábio Custódio, diz que a exposição reforça “a humanização do fenômeno migratório, quebrando, assim, paradigmas e preconceitos fundados na desigualdade étnica e nas barreiras territoriais, colaborando na construção de uma Cultura de Paz”.

 

 

Na avaliação do diretor, a exposição retrata os imigrantes e refugiados de forma positiva, divergindo da visão midiática comum que os apresenta como problema a ser combatido, desconectados de seus valores humanos, políticos e econômicos e reflexo de um contexto globalizado. “Composta por 19 imagens, a exposição possui mais do que um simples apelo emocional e revela, no olhar dos fotografados, as suas potencialidades”, segundo Custódio.

 

 

Cátedra

 

 

A exibição da mostra no Paço foi possível graças à parceria entre Unicamp, Cátedra Sérgio Vieira de Mello, Observatório das Migrações, Rede de Apoio ao Imigrante e Refugiado (RAIR) e Missão Paz. As imagens percorrerão vários locais de Campinas durante o mês de setembro.

 

 

As fotografias foram expostas inicialmente na Biblioteca Central da Unicamp. A Mostra marcou o início das atividades do Grupo de Trabalho responsável pela Cátedra, além da adesão da Universidade ao “Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos”. A Prefeitura de Campinas é uma entidade apoiadora do Pacto.

 

 

Serviço

 

Exposição: “Somos Todos Imigrantes”

Local: Saguão do Paço Municipal – Avenida Anchieta, 200, Campinas

Data: 12 a 15 de setembro

Horário: 7h às 21h


Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Fotos chamam a atenção no Paço | Crédito: Carlos Bassan

Fotos chamam a atenção no Paço

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Secretária aprecia o trabalho e fala da humanização do imigrante | Crédito: Carlos Bassan

Secretária aprecia o trabalho e fala da humanização do imigrante

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Beleza e impacto das fotos ... | Crédito: Carlos Bassan

Beleza e impacto das fotos ...

Crédito: Carlos Bassan

Foto: ... fazem esquecer até o celular | Crédito: Carlos Bassan

... fazem esquecer até o celular

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Paineis ficam no saguão até sexta-feira | Crédito: Carlos Bassan

Paineis ficam no saguão até sexta-feira