Troca de experiências e possibilidades abre Seminário de Educação

01/09/2017 - 18:24

O I Seminário de Educação Bilíngue de Surdos que teve início na tarde desta sexta-feira, 1º de setembro, no Salão Vermelho do Paço Municipal, discutiu as possibilidades e os desafios das práticas pedagógicas inclusivas para alunos com deficiência auditiva na rede municipal de educação de Campinas. O seminário, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, segue nos dias 6 e 13 de setembro.

A cerimônia de abertura contou com a presença da secretária de Educação de Campinas, Solange Villon Kohn Pelicer, além de representantes do Departamento Pedagógico, da Coordenação de Educação Básica, do Núcleo de Educação Especial, da Coordenadoria Setorial de Formação – todos da SME – e da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania.

O seminário trará reflexões, trocas e diálogos para avançarmos na educação inclusiva para os surdos. Serão debatidas possibilidades de organização do ensino bilíngue e novas propostas curriculares para a inclusão na educação pública”, afirmou Solange, que destacou ainda a iniciativa dos encarregados de realizar o encontro. “Que esse seja apenas o primeiro de muitos seminários”, disse a secretária.

No primeiro dia, o evento contou com mesas temáticas que abordaram propostas curriculares para inclusão, processo de acesso, permanência na escola e conclusão de estudos. Estratégias pedagógicas para circulação da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), a importância dos colegas dos deficientes visuais no percurso escolar e propostas de pedagogia visual para surdos e ouvintes também foram abordadas.

Todos os encontros foram ministrados por diferentes protagonistas da área, como alunos surdos, seus responsáveis e colegas de classe, profissionais do departamento Pedagógico da SME, professores da educação especial e gestores das escolas municipais. Cada mesa teve um intérprete de Libras.

O evento continua na próxima quarta-feira, dia 6 de setembro, com outras oito mesas que debaterão a temática inclusiva. Já no dia 13, duas palestras das professoras doutoras pela Unicamp —Cássia Geciauskas Sofiato e Zilda Maria Gesueli — encerrarão o seminário. Elas compartilharão experiências e abordarão assuntos que envolvem práticas inclusivas na Educação Bilíngue dos Surdos.

O evento é destinado a professores, intérpretes, gestores, alunos, familiares e representantes de órgãos públicos e universidades. O evento terá intérprete de Libras.

Seminário de Educação Bilíngue de Surdos

Data: 6 (quarta-feira) e 13 (quarta-feira) de setembro de 2017

Local: Salão Vermelho da Prefeitura Municipal de Campinas, localizado à Av. Anchieta nº 200 - Centro, Campinas – SP.

Horário: 13h30 às 17h

Foto: Seminário foi todo traduzido em Libras | Crédito: Luiz Granzotto

Seminário foi todo traduzido em Libras

Foto: Propostas de inclusão foram discutidas | Crédito: Luiz Granzotto