Educação discute experiências, abordagens e inclusão de alunos surdos

31/08/2017 - 17:53

A partir desta sexta-feira, 1º de setembro, e nos próximos dias 6 e 13, o Salão Vermelho da Prefeitura Municipal de Campinas recebe o Seminário de Educação Bilíngue de Surdos, realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME). Com mesas temáticas e palestras, o evento abordará as possibilidades e desafios das práticas pedagógicas inclusivas na rede municipal de ensino de Campinas. O evento começa às 13h30 e as inscrições para as 200 vagas disponíveis estão abertas.

O Seminário tem como objetivo compartilhar conhecimentos acadêmicos e experiências sobre as possibilidades de organização da educação bilíngue de surdos. Assim, promove discussões e reflexões sobre percursos na construção de práticas inclusivas possíveis, que atendam as necessidades educacionais dos alunos deficientes auditivos e garantam a qualidade social do ensino público.

Nos dois primeiros dias, o evento será composto por mesas temáticas. Nelas, os participantes ouvirão relatos de experiências e vivências de práticas pedagógicas inclusivas da educação bilíngue. As narrações serão realizadas pelos diferentes protagonistas da área, como alunos surdos, seus responsáveis e colegas de classe, profissionais do departamento Pedagógico da SME, professores da educação especial e gestores das escolas municipais, além de membros da Associação de Surdos de Campinas (Assucamp) e outros convidados.

No dia 13, o Seminário terá palestras das professoras doutoras pela Unicamp Cássia Geciauskas Sofiatosobre e Zilda Maria Gesueli. As duas compartilharão experiências e abordarão temáticas que envolvem práticas inclusivas na Educação Bilíngue dos Surdos.

As 200 vagas para participação no Seminário são destinadas a professores, intérpretes, gestores, alunos, familiares e representantes de órgãos públicos e universidades. Os lugares serão reservados, prioritariamente, às unidades educacionais da SME onde encontram-se alunos surdos matriculados. Todas as mesas e palestras contarão com intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Seminário de Educação Bilíngue de Surdos

Data: 1º (sexta-feira), 6 (quarta-feira) e 13 (quarta-feira) de setembro de 2017

Local: Salão Vermelho da Prefeitura Municipal de Campinas, localizado à rua Av. Anchieta nº 200 - Centro, Campinas – SP.

Horário: 13h30 às 17h