Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Palestras, dança e muita música marcam o mês dedicado a Carlos Gomes


29/08/2017 - 12:38




A obra e vida do compositor e maestro Carlos Gomes (1836-1896) será revisitada em um conjunto de atividades com  palestras, dança, coral, missa, lançamento de livro e música, muita música. O legado sonoro do maior compositor de óperas das Américas irá movimentar a cidade neste setembro de Primavera.



Durante o anúncio da programação, feita pela comissão organizadora nesta terça-feira, 29 de agosto,  no Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA),  o historiador Jorge Alves de Lima lançou a instigante sugestão de dar o nome do músico campineiro ao Aeroporto Internacional de Viracopos. "Se o Rio tem o Aeroporto Antônio Carlos Jobim, por que não termos o nosso Carlos Gomes?", destacou o presidente do CCLA, Alcides Acosta. Ideia lançada (e aprovadíssima), passaram aos detalhes da programação.




O Mês Carlos Gomes é realizado pela Prefeitura de Campinas, por meio das secretarias da Cultura e da Educação,em parceria com entidades culturais representativas da cidade.




O início das atividades acontece nesta sexta, 1 de setembro, no CCLA, com o recital dos cantores Kohdo Tanaka, João Gabriel Bertolini e Vicente Montero (tenores),  Marina Gabetta (soprano),  Rafael Leoni (baixo), que serão acompanhados pelo pianista José Francisco da Costa.




Um dos destaques  é o espetáculo “Côncavo e Convexo”, que será apresentado no domingo, 3 de setembro, às 18h30, no Teatro Castro Mendes. A montagem reúne performances relacionadas à cultura Hip Hop, em especial as danças urbanas, com música de Carlos Gomes.

 



Outro momento esperado é o  Concurso Estímulo Para Cantores Líricos Carlos Gomes, realizado pela Secretaria de Cultura, com apoio do Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA) e da Associação Brasileira “Carlos Gomes” de Artistas Líricos (Abal). Em sua 10ª edição, o concurso premia a melhor voz masculina, melhor voz feminina e melhor intérprete de Carlos Gomes. “É uma vitrine para a descoberta de novos talentos no canto lírico”, afirma Alcides Acosta, presidente da Abal.




Os vencedores serão solistas dos concertos da Sinfônica de Campinas nos dias 16, sexta, e 17, sábado. Estas apresentações terão ainda as participações especiais da bandinha cênica dos cursos infantil e infanto-juvenil e dos corais do Conservatório Carlos Gomes, com perto de 150 participantes em cena para um repertório vibrante com a protofonia de "O Guarani", de Carlos Gomes, e a Cantata da primavera, de Orlando Fagnani, com arranjo de Léa Ziggiatti.




A missa em memória de Carlos Gomes, no domingo, 17, às 10h30, na Igreja Divino Salvador, contará com o Coral Pio XI, regido pelo maestro Oswaldo Antônio Urban, um dos mais importantes regentes da cidade.




O público irá conferir, ainda, a cantata a Carlos Gomes nas janelas do Jockey Club Campineiro com os cantores da Abal.




A Orquestra Sinfônica de Americana e a Banda Carlos Gomes também estarão interpretando o compositor campineiro em obras emblemáticas.




Em parceria com o Rotary Clube e Jockey Club,  durante todo mês, os alunos da 5ª série de 44 escolas da rede municipal irão palestras musicadas com apresentação de vídeo para a elaboração dos seus trabalhos que irão concorrer no Concurso Literário Carlos Gomes.
 

A programação pode ser conferida no site https://carlosgomes.campinas.sp.gov.br/



Sobre a Semana Carlos Gomes



A Semana Carlos Gomes foi instituída em Campinas pela Lei Municipal 9.152, de 1996, na semana que antecede o 16 de setembro, no dia que o maestro faleceu, em 1896. No entanto, devido à necessidade de difundir cada vez mais a obra de Carlos Gomes e ao vasto material deixado pelo compositor campineiro, estendeu a programação para todo o mês de setembro, conforme a Lei nº 14.909 de 27 de outubro de 2014.




Carlos Gomes



Antonio Carlos Gomes nasceu em Campinas, em 1836, e morreu em Belém, em 1896. Foi compositor de óperas e dedicou a maior parte de sua produção musical a este gênero. Começou a estudar música com o pai e continuou os estudos no Conservatório do Rio de Janeiro. Ganhou uma bolsa de estudos e foi para a Europa, em Milão, na Itália, aonde diplomou-se.



Em março de 1870, a sua ópera mais famosa, "O Guarani", estreou no Teatro Scala de Milão e, da Itália, a obra ganhou fama por toda a Europa e consagrou Carlos Gomes como o maior gênio musical das Américas. Doente e com dificuldades financeiras, ele teve que voltar ao Brasil em 1892. Foi para Belém para ocupar o cargo de diretor do Conservatório de Música na capital do Pará, aonde morou até morrer, no dia 16 de setembro de 1896.



Programação

01 - Setembro – Sexta-feira, 20h

Recital “Carlos Gomes in Concert”.

Com o tenor Kohdo Tanaka, soprano Marina Gabetta, baixo Rafael Leoni, tenores João Gabriel Bertolini e Vicente Montero. Piano – José Francisco da Costa

Local: Auditório do Centro de Ciências, Letras e Artes

R. Bernardino de Campos, 989-Centro





03- Setembro -  Domingo, 12h

Sessão solene do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Campinas com tributo a Carlos Gomes.

Palestra da Profª Lenita Mendes Nogueira - “Maneco Músico Pai e Mestre de Carlos Gomes”

Palestra de Jorge Alves de Lima “Carlos Gomes – Uma Nova Estrela – Sou e Sempre serei o Tonico de Campinas e do Brasil”

Canções de Carlos Gomes – ABAL Campinas

Local: Sede das Senhoras Rotarianas

R. Benjamin Constant, 1.704- Centro




03 - Setembro -  Domingo, 18h30

Espetáculo de dança “Côncavo e Convexo”. Apresentação com trechos das principais óperas/obras do Maestro Carlos Gomes.

Companhia Eclipse

Local: Teatro Municipal “José de Castro Mendes”

Praça Correa de Lemos, s/nº - Vila Industrial




04 – Setembro – Segunda-feira, 10h

Inauguração da Exposição “Fatos & Fotos de Carlos Gomes”

Local: Galeria do Centro de Ciências, Letras e Artes

R. Bernardino de Campos, 989-Centro




09 – Setembro – Sábado, 11h

Apresentação de Duo de Flauta e Piano – Quem sabe? Carina Mazza e Renata Mazzini

Solo de Piano - Uma paixão amorosa – Renata Mazzini

Local: Salão de Concertos Conservatório Carlos Gomes.

R. José Freitas Amorim, 155 – Jd. Santa Cândida





11 – Setembro – Segunda-feira, 19h30

1ª. Eliminatória do “X Concurso Estímulo para Cantores Líricos”, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Centro de Ciências, Letras e Artes. Aberto ao público.

Local: Auditório do Centro de Ciências, Letras e Artes

R. Bernardino de Campos, 989-Centro



12 – Setembro – Terça-feira, 19h30

2ª. Eliminatória do “X Concurso Estímulo para Cantores Líricos”, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Centro de Ciências, Letras e Artes. Aberto ao público.

Local: Auditório do Centro de Ciências, Letras e Artes

R. Bernardino de Campos, 989-Centro





13 – Setembro – Quarta-feira, 19h30

Final do “X Concurso Estímulo para Cantores Líricos”, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Centro de Ciências, Letras e Artes. Aberto ao público.

Local: Auditório do Centro de Ciências, Letras e Artes

R. Bernardino de Campos, 989-Centro






13 – Setembro – Quarta-feira, 20h

Sessão Magna Solene em homenagem ao nosso patrono e compositor Antônio Carlos Gomes.

Palestra de Jorge Alves de Lima

Local: Templo da A.R.L.S. Maestro Carlos Gomes  507

R. Evaristo Correa Vianna,158 – Jd. São Vicente





15 – Setembro – Sexta-feira, 20h

Grande Concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, regência do Maestro Victor Hugo. Participação especial dos vencedores do “X Concurso Estímulo para Cantores Líricos” e do Conservatório Carlos Gomes com Bandinha cênica do curso infantil, infanto-juvenil e corais regidos por Leandro Gouveia com a protofonia de O Guarani e a Cantata da Primavera de Léa Ziggiatti M.: Orlando Fagnani

Local: Teatro Municipal “José de Castro Mendes”

Praça Correa de Lemos, s/nº - Vila Industrial




16 – Setembro – Sábado, 20h

Grande Concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, regência do Maestro Victor Hugo. Participação especial dos vencedores do “X Concurso Estímulo para Cantores Líricos” e do Conservatório Carlos Gomes com Bandinha cênica do curso infantil, infanto-juvenil e corais regidos por Leandro Gouveia com a protofonia de O Guarani e a Cantata da Primavera de Léa Ziggiatti M.: Orlando Fagnani

Local: Teatro Municipal “José de Castro Mendes”

Praça Correa de Lemos, s/nº - Vila Industrial





17 – Setembro – Domingo, 10h30

Missa em Memória de Antônio Carlos Gomes. Participação do Coral Pio XI, sob regência do Maestro Oswaldo Antônio Urban.

Local: Igreja Divino Salvador

Av. Júlio de Mesquita, 126 - Cambuí




17 – Setembro – Domingo, 16h

Homenagem diante do Monumento Túmulo de Antônio Carlos Gomes.  

- Deposição de Flores pelo Rotary Clube Carlos Gomes, Conservatório Carlos Gomes, ABAL Campinas e Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Campinas.

- Palavras do  Presidente do Rotary Carlos Gomes, Daniel Alvarenga.

- Orador Oficial da Cerimônia, Alcides Ladislau Acosta.

Local: Monumento Túmulo de Antônio Carlos Gomes, na Praça Bento Quirino - Centro






19 – Setembro – Terça-feira, 20h

Lançamento do Livro “Carlos Gomes – Uma nova estrela, sou e sempre serei o Tonico de Campinas e do Brasil”

Autor: Jorge Alves de Lima

Local: Festival de Ópera do Theatro da Paz – Belém/PA.





23 – Setembro – Sábado, 20h

Concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, regência do Maestro Victor Hugo.

Local: Igreja do Nazareno Central de Campinas.

R. José Paulino, 1829 – Centro





23 – Setembro – Sábado, 20h

Cantata a Carlos Gomes nas janelas do Jockey Club Campineiro.

Cantores da ABAL Campinas

Local: Jockey Club Campineiro

Praça Antônio Pompeu, 39 - Centro






24 – Setembro – Domingo, 20h

Concerto a Carlos Gomes – Participação Orquestra Sinfônica de Americana, sob a regência do Maestro Álvaro Peterlevitz e Cantores da ABAL: Marina Gabetta, João Gabriel Bertolini, Nelson Nicola Dimarzio e Rafael Leoni.

Local: Igreja Nossa Senhora de Lourdes. R. Gonçalves César, 79 – Guanabara




26 – Setembro – Terça-feira, 20h

Apresentação da “Banda Carlos Gomes”

Local: Plenário da Câmara Municipal de Campinas.

Av. Eng.º Roberto Manger, 66 – Vl. Maria






27 – Setembro – Quarta-feira, 12h30

Almoço do Rotary Clube Carlos Gomes.

Homenagens e Palestra com Jorge Alves de Lima

Local: Salão da Assoc. Dos Rotarianos

R. Benjamin Constant, 1704 - Centro







28 – Setembro – Quinta-feira, 20h

Lançamento do Livro “Carlos Gomes – Uma nova estrela, sou e sempre serei o Tonico de Campinas e do Brasil”

Autor: Jorge Alves de Lima

Local: Hotel Vitória Campinas

Av. José de Souza Campos, 425 – Nova Campinas






29 – Setembro – Sexta-feira, 20h

Recital de Árias e Canções de Carlos Gomes, participação dos Cantores da ABAL. Entrega do Diploma de Mérito Cultura pelos 80 anos do Tenor Kohdo Tanaka, Divulgador de Carlos Gomes no Japão e China.

Local: Plenário da Câmara Municipal de Campinas.

Av. Eng.º Roberto Manger, 66 – Vl. Maria






30 – Setembro – Sábado, 11h

Apresentação do Coral Meninos Cantores de Campinas e Coro de Câmera do Conservatório Carlos Gomes, com a Soprano Andressa Barros, Pianista Flávia Cavalcante e Regente Leandro Gouveia. Repertório: Mama dice Conselhos, Bela ninfa de minh'alma e Quem sabe?

Local: Salão de Concertos Conservatório Carlos Gomes.

R. José Freitas Amorim, 155 – Jd. Santa Cândida








30 – Setembro – Sábado, 15h30

Sessão solene da Academia Campineira de Letras e Artes

Participação do Coral Pio XI sob regência do Maestro Oswaldo Antônio Urban.

Local: Academia Campineira de Letras e Artes.

R. Dr. Mascarenhas, 412 - Centro






27 – Outubro  - Sexta-feira, 9h

Cerimônia Solene de entrega de Prêmios do Concurso Literário Carlos Gomes. Presenças: autoridades, convidados, palestrantes, jurados, jornalistas e escolas.

Local:  a definir






31 – Outubro – Terça-feira, 20h

Recital dos vencedores do “X Concurso Estímulo para Cantores Líricos” e solene entrega de certificados.

Comemoração dos 116 anos de fundação do CCLA.

Local: Centro de Ciências, Letras e Artes

R. Bernardino de Campos, 989-Centro



Concurso Literário Carlos Gomes

Várias sessões:

06,13, 20 e 27 de setembro – (Quarta-feira) – das 08h às 12h e das 14h às 16h

Programação da Secretaria Municipal de Educação, denominada “Carlos Gomes da Escola”, em conjunto com a Secretaria Municipal de Cultura e Rotary Clube Carlos Gomes e Jockey Club Campineiro, desenvolvida ao longo do mês. Participação dos alunos da 5ª série, de 44 escolas da rede municipal. Palestras musicadas com a apresentação do Vídeo sobre Vida e Obra de Carlos Gomes, participação de Nelson Barthelson (como Carlos Gomes).

Site no Portal da Prefeitura “A Campinas de Carlos Gomes” será a fonte para pesquisas na preparação dos trabalhos.

Local: Salão Vermelho do Paço Municipal

 

Programação rádio e TV – Vera Pessagno

PROGRAMA " PARTITURA" com entrevistas e trechos de óperas, canções, missas, aberturas, concertos, hinos do compositor

Local - Rádio Cultura de Amparo - FM-102,9

Datas - 03/ 10/ 17 e 24 de setembro, às 8h30

e dias 07/ 14/ 21 e 28 de setembro, às 20h30




PROGRAMA "PARTITURA" com entrevistas e trechos de óperas, canções, missas, aberturas, concertos, hinos do compositor

Local - Rádio Brasil de Campinas - AM- 1270

Datas – 03/10/17e 24 de setembro, às 12h30

e  dias 02/09/16/23 e 30 de setembro, às 19h30







PROGRAMA "PARTITURA" com entrevistas e trechos de óperas, canções, missas, aberturas, concertos, hinos do compositor

Local - Rádio Educativa de Campinas - FM- 101,9

Datas – 03/10/17 e 24 de setembro, às 21h30




Programa "PARTITURA NA TV" com entrevistas e trechos de óperas, canções, missas, aberturas, concertos, hinos do compositor

Local - TV Comunitária de Campinas & Região - Canal 8 da NET

Datas – 01/03/05/06/08/10/12/13/15/17/19/20/22/24/26/27 e 29  de setembro, às 12h30

dias 07/14/21 e 28 de setembro, às 15h30

dias 03/10/17 e 24 de setembro, às 17h30

e dias 03/06/10/13/17/20/24 e 27 de setembro,  às 23h30.


Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Divulgação

Foto: Côncavo e Convexo: espetáculo acontece dia 3 de setembro | Crédito: Divulgação

Côncavo e Convexo: espetáculo acontece dia 3 de setembro

Crédito: Fernanda Sunega

Foto: Abertura do evento dedicado ao compositor aconteceu hoje | Crédito: Fernanda Sunega

Abertura do evento dedicado ao compositor aconteceu hoje