Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Fórum discute demanda de energia para investimentos no interior paulista


17/07/2017 - 14:56




Com o objetivo de fazer um balanço sobre a oferta e a disponibilidade de energia para o interior paulista, foi realizado nesta segunda-feira, dia 17 de julho, o segundo capítulo do Fórum RAC na casa de campo do Royal Palm Plaza. O prefeito Jonas Donizette participou da abertura do evento, que promoveu uma discussão com o setor público e representantes dos setores de petróleo e gás, hidrelétricas, energia eólica, solar e bioenergia. 
 
 
 
 
O Fórum trouxe especialistas para demonstrar as possibilidades e oportunidades de cada área do setor elétrico, tendo em vista a alta demanda de energia necessária para retomar investimentos no interior paulista. A discussão também incluiu a necessidade de redução do custo da energia para o consumidor por meio de novas fontes. 
 
 
 
 
Segundo o prefeito Jonas Donizette, atualmente a sustentabilidade é fundamental e, por isso, a necessidade de energia limpa é cada vez maior. “Campinas valoriza a energia limpa: temos uma das maiores produções de energia solar com células fotovoltaicas e somos uma das poucas cidades a ter uma frota de ônibus urbano movida por bateria elétrica que não polui”, afirmou. 
 
 
 
 
De acordo com ele, as empresas que querem se instalar em Campinas ou expandir seus negócios têm uma grande preocupação com a área energética, e o município tem criado condições tributárias especiais para quem quer inovar. “Nossa legislação é a melhor do País. Quem quer produzir energia limpa tem, em Campinas, um grande parceiro para executar essa tarefa”, disse Jonas Donizette. 
 
 
 
 
Na abertura, o diretor-presidente do Grupo RAC, Sylvino de Godoy Neto, disse que o tema energia foi especialmente escolhido pela importância que representa para o desenvolvimento do País. Godoy Neto também abordou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, apresentados pelo órgão durante reunião da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), da qual o prefeito Jonas Donizette é presidente. 
 
 
 
 
Para Godoy Neto, os 17 objetivos são integrados e indivisíveis equilibrando as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental. “A responsabilidade é grande, além de promover a prosperidade, a política energética pode fazer toda a diferença no futuro que desejamos para o Brasil. De forma planejada e equilibrada sua utilização deve contribuir fortemente para o crescimento da economia, para o bem-estar social e para melhores cuidados com o meio ambiente”, afirmou. 
 
 
 
 
O prefeito lembrou que a ONU sempre pensou em um mundo melhor, com mais justiça social, riquezas, produção de alimentos e energia limpa e renovável, e recentemente decidiu voltar os olhos para as cidades, onde as coisas acontecem. “Firmamos dois compromissos com a ONU, que concederá um selo de ODS para todas as cidades que se preocuparem com as políticas de sustentabilidade. Esse selo além de ser um reconhecimento abrirá portas de financiamento, inclusive internacionais para que as cidades possam fazer investimentos”. 
 
 
 
 
A abertura do Fórum também teve a presença do secretário de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, João Carlos de Souza Meirelles. Prefeitos de cidades da RMC, secretários municipais de Campinas e gestores de diversas companhias da região também participaram do evento. A edição foi a segunda parte do Fórum RAC – Caminhos da Retomada que discute assuntos de interesse da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e do Interior Paulista. O primeiro capítulo foi realizado em 5 de junho e debateu a recuperação dos investimentos no Estado de São Paulo e no País. 
 
 
 
 
O evento é uma iniciativa do grupo RAC, em comemoração ao 90º aniversário de seu principal veículo, o jornal Correio Popular. Serão realizados mais três ciclos com os temas infraestrutura, transporte e logística (em agosto); agronegócio (setembro) e desafios e perspectivas para a retomada do desenvolvimento no País (outubro). O Fórum possui apoio técnico e institucional do governo do Estado de São Paulo, por meio dos programas “Desenvolve São Paulo” e “Investe São Paulo”.
 

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Fernanda Sunega

Foto: Prefeito de Campinas participa da abertura do Fórum RAC | Crédito: Fernanda Sunega

Prefeito de Campinas participa da abertura do Fórum RAC

Crédito: Fernanda Sunega

Foto: Segundo módulo discutiu o tema energia | Crédito: Fernanda Sunega

Segundo módulo discutiu o tema energia

Crédito: Fernanda Sunega

Foto: Secretário de Desenvolvimento Econômico, André von Zuben, também esteve presente | Crédito: Fernanda Sunega

Secretário de Desenvolvimento Econômico, André von Zuben, também esteve presente

Crédito: Fernanda Sunega

Foto: Secretário de Estado de Energia, João Carlos Meirelles, também esteve presente | Crédito: Fernanda Sunega

Secretário de Estado de Energia, João Carlos Meirelles, também esteve presente