Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

IAC completa 130 anos com lançamento de variedades de cana de açúcar


27/06/2017 - 18:42




O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, participou nesta terça-feira, 27 de junho, da cerimônia de aniversário de 130 anos do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). “Campinas é uma referência na agricultura. O agronegócio no Brasil hoje é uma grande fonte de divisa, tanto que o agronegócio tem uma prosperidade mesmo em um momento difícil. Devemos isso a institutos de pesquisas muito sérios, que trabalham com afinco, como é o caso do Instituto Agronômico, que completa 130 anos trazendo para agricultura toda a tecnologia. O resultado a gente vê nas nossas lavouras, na produção do Brasil e na inovação. Ter o Instituto Agronômico em Campinas é uma honra para a cidade”, afirmou o prefeito. 
 
 
 
Durante o evento, o IAC lançou duas variedades de cana de açúcar com perfis diferentes e alto desempenho, que começaram a ser desenvolvidas em 2001. As duas variedades apresentam ganhos agroindustriais em torno de 15% nas condições indicadas, quando comparadas à variedade mais cultivada no Centro-sul do Brasil.
 
 
O IAC chega aos 130 anos com cerca de 250 projetos de pesquisa em andamento, desenvolvidos com recursos do governo do Estado de São Paulo, da iniciativa privada e das agências de fomento, incluindo a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
 
 
 
Prêmio IAC
 
Como parte das comemorações, o instituto oferece o prêmio IAC, que está em sua 24ª edição. A cada ano, são escolhidos um pesquisador científico e um servidor de apoio pela contribuição à pesquisa desenvolvida no instituto.
 
 
Também foram entregues medalhas de de honra ao mérito “Franz Wilhelm Dafert”, que foi o primeiro diretor do Instituto Agronômico.
 
 
 
Reunião
 
Antes das comemorações dos 130 anos do IAC, o prefeito Jonas Donizette participou da 3ª Reunião Ordinária do Conselho Administrativo do Agropolo Campinas-Brasil. 
 
 
Como presidente do conselho, o prefeito abriu o encontro, que discutiu, entre outras coisas, ações estratégicas do Agropolo Campinas Brasil 2017-2018 e aprovou a ata da reunião anterior.

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Prefeito afirma que é uma honra para Campinas sediar o IAC | Crédito: Carlos Bassan

Prefeito afirma que é uma honra para Campinas sediar o IAC

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Secretário André von Zuben também prestigiou o evento | Crédito: Carlos Bassan

Secretário André von Zuben também prestigiou o evento

Crédito: Carlos Bassan

Foto: São 250 projetos de pesquisa em andamento | Crédito: Carlos Bassan

São 250 projetos de pesquisa em andamento

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Reunião do Agropolo também aconteceu hoje | Crédito: Carlos Bassan

Reunião do Agropolo também aconteceu hoje