Prefeitura lança plataforma Emprega Bem para pessoas com deficiência

27/06/2017 - 16:49

O prefeito Jonas Donizette lançou a plataforma do programa Emprega Bem, voltado a pessoas com deficiência, na manhã desta terça-feira, 27 de junho, na Sala Azul. A plataforma tem espaço para que pessoas com deficiência possam cadastrar o currículo, e as empresas, por sua vez, insiram as vagas disponíveis. O funcionamento do programa foi apresentado pela secretária municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania, Eliane Jocelaine Pereira, e pelo diretor de Planejamento e Gestão da Secretaria, Paulo Guimarães.

A questão do emprego é um assunto muito sensível a todas as pessoas. O grande desafio do futuro é a geração de emprego em todas as áreas. Por isso, lançamos esta plataforma, que atende a um nicho de profissionais, no caso, pessoas com deficiência. Esta ferramenta é importante não somente pelo contato entre empresas e profissionais com deficiência, mas pela oportunidade de qualificação que é oferecida”, disse o prefeito Jonas Donizette.

A Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania é a responsável pela gestão do programa e por promover a interface entre as empresas e os candidatos às vagas. A plataforma pode ser acessada pelo link https://emprega-bem.campinas.sp.gov.br.

O trabalho dignifica o homem e é essencial para todos nós. Desenvolvemos nossa identidade porque contribuímos para a economia do País e agregamos valor social. Com este programa, buscamos o reconhecimento da capacidade profissional das pessoas com deficiência. Chamamos essas empresas, que tem responsabilidade em contratar pessoas com deficiência, para que valorizem esses profissionais”, disse a secretária municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania, Eliane Jocelaine Pereira.

As empresas inserem na plataforma as vagas disponíveis para pessoas com deficiência e os interessados cadastram o currículo e fazem a busca conforme o perfil. Todo o processo será acompanhado pela Secretaria da Pessoa com Deficiência, desde o cadastro do currículo até a fase pós contratação. Caso um candidato não seja selecionado, será encaminhado para qualificação.

Queremos enaltecer o profissional e não a deficiência. Que as empresas contratem essas pessoas pelo potencial e não somente para cumprir a lei de cotas. O objetivo é estimular as pessoas para que mostrem a potencialidade que possuem”, afirmou Paulo Guimarães, diretor de Planejamento e Gestão da Secretaria.

A demanda surgiu das pessoas que buscam o Centro de Referência da Pessoa com Deficiência, da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania, e das empresas, que pediam auxílio para encontrar pessoas qualificadas e preencher as vagas disponíveis. Segundo dados do IBGE de 2010, Campinas tem cerca de 140 mil pessoas com algum tipo de deficiência.

As Secretarias de Educação e de Trabalho e Renda também integram o programa, oferecendo orientações de trabalho e oficinas para as pessoas com deficiência, por meio de parceria com o Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT) e do Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp). O programa está previsto na lei 15.290, publicada em setembro de 2016. A lei de cotas (lei 8.213 de julho de 1991) estabelece um percentual obrigatório de contratação de pessoas com deficiência de acordo com o número total de funcionários.

Crédito: Fernanda Sunega

Foto: Prefeito destacou oportunidade de emprego e de qualificação | Crédito: Fernanda Sunega

Prefeito destacou oportunidade de emprego e de qualificação

Crédito: Fernanda Sunega