Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Alunos surdos "sentem" a música da Sinfônica de Campinas pela vibração


26/06/2017 - 15:01




A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas recebeu um grupo de alunos surdos de escola municipal para “sentir a música”, em uma experiência inédita realizada na sexta-feira, 23 de junho, no Teatro Castro Mendes. Surdos, assim como todo mundo, sentem a música por meio da vibração e, assim fizeram, sentados no palco e próximos ao maestro.
 
 
 
Os alunos puderam sentir cada instrumento colocando as mãos sobre eles e entenderam os sons agudos (ou altos) e os graves (ou baixos) da música orquestral. A experiência sensorial emocionou a plateia, composta do regente Victor Hugo Toro, dos músicos e das professoras que levaram o grupo ao teatro. As docentes foram a interface dos alunos e Orquestra por meio da Libras, a língua dos sinais. 
 
 
 
A ideia surgiu durante a série de Concertos Didáticos – apresentações feitas sob medida para estudantes da rede municipal – realizada de 7 a 14 de junho pela Orquestra Sinfônica de Campinas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Em uma das escolas, a professora pediu que a Orquestra fizesse uma atividade específica aos alunos surdos. 
 
 
 
“Era um desafio muito interessante e, então, convidamos o grupo para estar no ensaio e no palco e assim poder sentir a Orquestra em toda a sua intensidade e tocando para eles”, disse o regente Victor Hugo Toro.
 
 
 
A escola foi a EMEF Júlio de Mesquita Filho, que fica no Jardim São Vicente. Mas a proposta é estender a experiência para outros grupos de crianças e adolescentes surdos. Victor Toro ressaltou que a Orquestra se apresenta, ao longo da sua programação anual, em vários espaços para o público campineiro e regional, mas se emocionou com a experiência deste grupo. “Os surdos também merecem a oportunidade de '‘escutar’' a Orquestra”. 
 
 
 
A Orquestra Sinfônica de Campinas tem uma sólida programação de concertos oficiais, concertos didáticos e concertos populares nas mais variadas regiões da cidade. Mais informações no http://www.osmc.com.br/novo/

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Luiz Granzotto

Foto: Maestro Victor Hugo Toro foi exemplo | Crédito: Luiz Granzotto

Maestro Victor Hugo Toro foi exemplo

Crédito: Luiz Granzotto

Foto: Um modo diferente de ouvir a música | Crédito: Luiz Granzotto

Um modo diferente de ouvir a música

Crédito: Luiz Granzotto

Foto: Estudantes setem a vibração dos instrumentos | Crédito: Luiz Granzotto

Estudantes setem a vibração dos instrumentos

Crédito: Luiz Granzotto

Foto: Experiência sensorial para os estudantes da rede | Crédito: Luiz Granzotto

Experiência sensorial para os estudantes da rede