Feiras de Economia Solidária ganham 60 novos empreendedores

22/06/2017 - 17:20

As 13 feiras de Economia Solidária em funcionamento em Campinas vão receber nos próximos dias mais 60 novos empreendedores dos ramos de artesanato e alimentação. Os comerciantes só podem vender produtos de fabricação própria, sendo proibida a comercialização de itens industrializados ou manufaturados por terceiros. Os novos empreendedores foram recebidos na manhã da última segunda-feira, dia 20 de junho, pelo secretário municipal de Trabalho e Renda, Luis Yabíku, em uma oficina realizada no auditório do CPAT (Centro Público de Atendimento ao Trabalhador).

Após dar as boas vindas aos novos empreendedores, Yabíku ressaltou a importância do programa de Economia Solidária como instrumento de geração de renda e oportunidade de trabalho para centenas de famílias. Atualmente, as 13 feiras em funcionamento reúnem 280 pessoas e até o final do ano novas unidades serão inauguradas.

O secretário recomendou aos participantes do programa que sigam corretamente as orientações dos técnicos de Economia Solidária para manter um crescimento sustentável ao longo do tempo. “Muitos dos que aqui começaram souberam aproveitar as oportunidades e desenvolveram o seu negócio de tal forma que hoje já possuem a sua própria estrutura de operação, com recursos próprios”, disse Yabíku.

Regras de funcionamento

Para o setor de alimentação, é exigido curso de higiene e manipulação de alimentos, além do uso de toucas, aventais, álcool gel, utensílios e equipamentos em perfeitas condições de uso, descartáveis, saquinhos individuais com temperos e molhos, lixeiras internas e externas, placa de certificação da Anvisa, mangueira metálica com fios de aços transpassados, válvula de controle de entrada e saída de gás, entre outros itens de segurança.

Os comerciantes do setor de artesanato devem submeter seus produtos a uma banca examinadora, que avalia se o artigo está enquadrado nas regras de funcionamento das feiras. Já os do setor de alimentação precisam realizar curso de higiene e manipulação de alimentos. Eles têm um prazo de até três meses para realizar o treinamento, a contar do início dos trabalhos nas feiras.

Os interessados em ingressar nas feiras de Economia Solidária devem procurar a Coordenadoria de Economia Solidária à Avenida Campos Sales, 427, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Feiras de Economia Solidária

Feiras

Bento Quirino

Praça Bento Quirino