Arquivo Municipal participa da 1ª Semana Nacional de Arquivos

07/06/2017 - 18:43

O Arquivo Municipal de Campinas está participando da 1ª Semana Nacional de Arquivos, realizada entre os dias 5 e 9 de junho para marcar o Dia Internacional dos Arquivos, comemorado em 9 de junho. Diversas atividades estão sendo organizadas no País pelo Arquivo Nacional e a Fundação Casa de Rui Barbosa. Instituições arquivísticas, centros de memória e documentação e demais entidades que abrigam serviços de arquivos do Brasil estão promovendo eventos de cunho acadêmico ou artístico-cultural ao longo da semana.

Em Campinas, o primeiro evento foi realizado nesta quarta-feira, dia 7, com uma visita mediada à unidade do Arquivo Municipal, localizado na Rua José Oscar Gratti, 100, no bairro Swiss Park, no setor de Pesquisa e Divulgação.

A programação inclui outras atividades que acontecerão no mesmo local, como a palestra do professor Lindener Pareto Jr., da Faculdade de História da PUC-Campinas, abordando a parceria entre a Universidade e o Arquivo Municipal, na quinta, dia 8.

Haverá ainda, na sexta, dia 9, atividade de formação para professores de História da rede estadual de ensino, em parceria com o Núcleo Pedagógico de História da Diretoria de Ensino Oeste.

Sobre o Arquivo

A origem do Arquivo Municipal de Campinas, como arquivo do poder executivo, remonta à década de 1930, quando, por meio do Decreto nº 49 de 1933, foi criada a Repartição de Estatística, Divulgação e Arquivo. Atualmente, o setor está subordinado à Secretaria Municipal de Governo, vinculado à diretoria de Gestão de Informação e Documentos e Atendimento ao Cidadão.

A orientação técnica e direção administrativa do órgão compete à coordenadoria setorial de Arquivo Municipal. O órgão possui outra unidade na Rua Barão de Parnaíba, 34, Botafogo, conhecida como Arquivo Intermediário.

O acervo é composto por mais de dois milhões de documentos que datam do final do século XIX até o século XXI. O papel do arquivo é manter a guarda, preservar e disponibilizar o patrimônio documental do município, bem como dar apoio à gestão de arquivos correntes da administração direta e indireta, coordenando e supervisionando a política de avaliação e destinação de documentos públicos.

O atendimento ao público é realizado das 8h às 16h, na Rua José Oscar Gratti, 100, Campinas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3238-8093.

1ª Semana Nacional de Arquivos

08/06 – 9h30 – Universidade e Arquivo: interfaces teóricas e práticas

Palestra com o professor Lindener Pareto Jr, da Faculdade de História da PUC-Campinas, com a exposição da experiência da parceria entre Universidade e o Arquivo Municipal de Campinas, para a realização dos trabalhos finais da disciplina “História e Arquivos”. Inscrições pelo e-mail: arquivo.municipal@campinas.sp.gov.br.

09/06 – 8h30 – Atividade de formação para professores de História da Rede Estadual de Ensino

Atividade exclusiva para professores da Rede Estadual de Ensino selecionados pelo Núcleo Pedagógico de História da Diretoria de Ensino

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) também participa do evento, com uma exposição de seu acervo na Biblioteca Central da Universidade. A mostra ocorre até o dia 20 de junho, das 9h às 22h. O endereço é Rua Sérgio Buarque de Holanda, n.º 421 – Barão Geraldo.

A lista de todos os eventos que ocorrem em diversas regiões do Brasil pode ser consultada pelo site do Arquivo Nacional (http://semanadearquivos.arquivonacional.gov.br/pt-br/lista-eventos