Pe. Anchieta ganha feira da economia solidária com mais 14 empreendedores

15/05/2017 - 17:45

No último fim de semana, os moradores das regiões da Vila Padre Anchieta, Nova Europa e Parque Jambeiro ganharam novas opções de compra de produtos artesanais e alimentos frescos. A feira da economia solidária da Vila Padre Anchieta foi inaugurada na manhã deste sábado, 13 de maio, com 14 novos empreendedores dos ramos de alimentação e artesanato. A feira vai funcionar todos os sábados e domingos, das 9h às 17h, na Avenida Papa João Paulo II, próximo à Praça da Integração. As feiras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Trabalho e Renda.

Também neste último final de semana, a feira do Jardim Nova Europa, que também serve o Parque Jambeiro e adjacências e conta com 15 empreendedores, passou a operar em novo local, no Parque das Águas. A entrada é pela Avenida Washington Luís, e o funcionamento, aos domingos, das 9h às 17h. Após várias reivindicações dos empreendedores e consumidores, a feira deixou a avenida São José dos Campos e foi transferida para o Parque das Águas, local considerado de melhor acesso e concentração de público. Os comerciantes e consumidores aprovaram a mudança.

Com a inauguração da Feira da Padre Anchieta, já são 13 as feiras de economia solidária em funcionamento, gerando renda e oportunidade de trabalho para centenas de pessoas que se encontram em fragilidade econômica e social. Dessas, três ainda estão em fase de ajustes – as localizadas na Vila Perseu Leite de Barros, no CDHU/San Martin e na Vila Costa e Silva.

Após seis meses de preparação, treinamentos, tramitação de documentos e liberação de autorizações por parte do poder público, os novos empreendedores puderam estrear na feira da Vila Padre Anchieta. O secretário municipal de Trabalho e Renda, Luis Yabíku, esteve na inauguração, na manhã deste sábado. “Estamos bastante satisfeitos com mais esta feira, já que elas hoje são uma importante fonte de renda para diversas famílias em situação de fragilidade econômica e social”, comenta Yabíku.

Instrução

Todos os participantes passaram por oficinas de qualificação, incluindo o curso de higiene e manipulação de alimentos, antes de ganharem o espaço na feira para venderem os seus produtos. No segmento de alimentação, os feirantes podem vender diversos produtos como pasteis, bolos, doces, lanches e salgados, entre outros. Os produtos devem ter produção própria e não podem ser industrializados ou comprados de terceiros.

Na feira de economia solidária, os participantes só podem comercializar produtos feitos artesanalmente. É proibida, de acordo com as regras do programa, a venda de industrializados no local.

Feiras em funcionamento

Além das feiras da Padre Anchieta e Nova Europa, agora no Parque das Águas, outras 11 feiras estão instaladas na Praça Bento Quirino e Largo do Pará (Centro), Avenida Suaçuna e Parque Linear Capivari (região do Ouro Verde) e Praça da Concórdia (Campo Grande), bairros Vida Nova, Vila Costa e Silva, Vila União, Jardim Eulina, CDHU San Martin e Vila Perseu Leite de Barros.

Ao todo, cerca de 160 famílias são beneficiadas pelo programa. Outras 110 já fizeram o pré-cadastro e estão aguardando uma oportunidade para ingressar nas feiras de economia solidária. Para participar, o interessado deve procurar a Coordenadoria de Economia Solidária à Avenida Campos Sales, 427, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Feiras de Economia Solidária

Feiras

Bento Quirino

Praça Bento Quirino