Prefeito lança cadastro municipal de bicicletas roubadas e recuperadas

12/05/2017 - 19:06

O prefeito Jonas Donizette anunciou o lançamento do cadastro municipal de bicicletas roubadas e recuperadas, em solenidade realizada na tarde desta sexta-feira, 12 de maio, na Sala Azul. O cadastro vai funcionar em parceria com o Bike Registrada, de Brasília. Por meio desse convênio, a Guarda Municipal, Polícia Militar e demais autoridades de segurança poderão acessar a base de dados do sistema e identificar uma bicicleta roubada ou furtada e o seu dono, de forma rápida e simples.

A implantação do cadastro municipal de bikes está prevista na lei municipal 15.129, de autoria do vereador licenciado e atual secretário de Trabalho e Renda, Luis Yabíku, que criou o sistema municipal de prevenção ao roubo, ao furto e ao combate do comércio ilegal de bicicletas em Campinas. Além do cadastro, a lei também obriga a inclusão do número de série das bicicletas nas notas fiscais de compra e venda do produto.

Ao assinar a regulamentação da lei, o prefeito destacou a importância do cadastro como meio de prevenir e desestimular o roubo e furto de bicicletas na cidade. “O grande desafio é você impedir que o criminoso transforme o produto do roubo ou do furto em lucro, em dinheiro. Quanto mais pessoas cadastrarem suas bicicletas no sistema, maior será a possibilidade de localizar o dono e desestimular atividades criminosas contra ciclistas”, disse o prefeito.

Jonas também destacou o trabalho da Guarda Municipal e das autoridades policiais da cidade, que conseguem recuperar até 30% das bicicletas roubadas ou furtadas na cidade. “O grande problema é localizar o dono da bicicleta. Agora, com o cadastro de bikes, ficará mais fácil para o policial identificar a bicicleta e devolvê-la a seu dono”, comentou.

Como funciona

Os proprietários podem registrar suas bicicletas no site (www.bikeregistrada.com.br) ou pelo aplicativo de celular, chamado Bike Registrada, que pode ser baixado nas lojas da Apple ou da Google Play. O aplicativo é gratuito. Nesse cadastro, o usuário poderá informar o número de série do produto, incluir fotografias da bicicleta e outros dados da bike. “O importante é que o usuário se conscientize sobre a importância de fazer o cadastro, assim que comprar sua bicicleta”, diz o prefeito.

Durante a solenidade de lançamento do cadastro, o sócio-fundador da Bike Registrada, Marcos Samarone dos Santos Carneiro, de Brasília, fez uma apresentação sobre o sistema e suas características. Segundo ele, após o registro, a bicicleta ficará em nome do proprietário. Apenas o dono poderá alterar ou cancelar o registro, acionar alerta de roubo e transferir a bicicleta para outra pessoa. “O objetivo do Bike Registrada é promover a segurança do ciclista, dificultar a comercialização de bicicletas roubadas e possibilitar a devolução de bicicletas recuperadas pela polícia ao proprietário”, afirma Samarone.

O sócio-fundador da Bike Registrada explicou que o serviço é totalmente gratuito e tem abrangência nacional, podendo ser utilizado em todas as cidades brasileiras. Atualmente, o sistema possui o registro de 100.711 usuários em sua base de dados em 765 municípios. Só em Campinas, o sistema já possui 1.130 usuários cadastrados, e a expectativa agora é que esse número aumente após a parceria com a Prefeitura.

O secretário de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, Luiz Augusto Baggio, disse que a escolha pela parceria com o Bike Registrada levou em conta a abrangência do sistema, que pode ser acessado em todo o território nacional. “Não faria sentido criarmos um sistema próprio que funcionasse apenas no âmbito da cidade de Campinas, quando temos um sistema que já está no ar, é conhecido do público e tem alcance em todo o País”, comentou.

De acordo com Baggio, outra vantagem da parceria com o sistema Bike Registrada é que ele é totalmente sem custos para a Prefeitura e, principalmente, para o usuário. “Agora temos que convencer a população a cadastrar suas bicicletas e também sensibilizar as autoridades de segurança, delegados e policiais, para que consultem o sistema quando localizarem uma bicicleta roubada ou suspeita”, disse Baggio.

Para Yabíku, autor da lei que criou o sistema de prevenção ao roubo de bicicletas, o lançamento do cadastro municipal de bikes é mais uma conquista dos ciclistas. “Em abril de 2016, participamos de um seminário sobre segurança dos ciclistas na Câmara de Campinas, promovido por diversos grupos de cicloativistas, no qual foi discutida a importância de desenvolver um sistema de cadastro de bikes, como parte de uma política pública de segurança do ciclista. E agora esse projeto se torna realidade com a assinatura do decreto que regulamenta essa lei, por parte do prefeito Jonas”, concluiu Yabíku.

Outras ações

A Prefeitura já vem agindo e desenvolvendo outras ações em benefício dos ciclistas da cidade, como a intensificação do patrulhamento da Guarda Municipal nas trilhas e o lançamento do aplicativo Bike Seguro, em 2015, que permite a diversos grupos de ciclistas se comunicarem em caso de emergência, ou acionar a GM.

De acordo com a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Bicicletas e Similares), Campinas tem cerca de 380 mil bicicletas e 23 mil pessoas que usam a bike como meio de transporte. Desse total, 13 mil são ciclistas esportistas.

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Prefeito mostra regulamentação da lei que cria cadastro de bikes | Crédito: Carlos Bassan

Prefeito mostra regulamentação da lei que cria cadastro de bikes

Crédito: Carlos Bassan