CPAT Vagas é o 3º aplicativo da Prefeitura mais baixado no Google Play

13/04/2017 - 10:52

Lançado em fevereiro deste ano, o CPAT Vagas, uma ferramenta online, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Trabalho e Renda em parceria com a IMA (Informática dos Municípios Associados) para facilitar a vida de quem busca emprego, já é o terceiro mais baixado no Google Play, entre os aplicativos da Prefeitura de Campinas. Desde o seu lançamento na plataforma do Google em 30 de janeiro, a ferramenta já soma 6.773 downloads.

Dos três aplicativos mais baixados desenvolvidos pela IMA, o CPAT Vagas é o mais recente, com apenas dois meses de disponibilidade. O Guarda Amigo, criado para emitir um sinal de emergência para pessoas cadastradas em uma agenda de contatos, aparece em primeiro lugar no ranking dos mais baixados, com 9.245 downloads, e já está disponível desde 26 de junho de 2014. O segundo mais baixado (6.890 downloads) é o Alerta Dengue, que sinaliza áreas de risco de contaminação pelo mosquito transmissor da doença. Está disponível na plataforma do Google desde 10 de março de 2016.

Para o secretário municipal de Trabalho e Renda de Campinas, Luis Yabíku, a rápida aceitação do aplicativo por parte do público é uma demonstração de que a ferramenta atinge seu objetivo, que é o de proporcionar ao usuário um instrumento útil na busca de vagas de emprego. “Antes, o usuário tinha que vir quase que diariamente até uma unidade de atendimento do CPAT em busca de uma oportunidade de emprego. Agora, com o aplicativo, a pessoa poupa tempo e dinheiro com deslocamentos, sabendo antecipadamente se a vaga que ele procura está disponível no momento”, afirma.

De acordo com a coordenadora do CPAT, Silvia Garcia, o crescimento do número de downloads se explica pelo momento de retração no mercado de trabalho, em que a busca por uma vaga de emprego se torna mais intensa e acirrada. “Um aplicativo como esse, que possibilita ao usuário consultar em tempo real, de qualquer lugar, as vagas de emprego disponíveis no CPAT, acaba se tornando útil, facilitando a vida de quem já enfrenta problemas com o desemprego”.

Atualização

A última atualização liberada em 8 de março, trouxe melhorias para o aplicativo CPAT Vagas, incluindo informações que não existiam em sua versão original. Agora, além de informar o tipo de vaga, a escolaridade e o salário oferecido, o aplicativo informa também o tempo de experiência exigido e se a vaga é destinada exclusivamente a deficientes físicos ou não. O layout da página foi reformulado, possibilitando uma melhor visualização das informações.

O aplicativo CPAT Vagas possibilita a qualquer pessoa com um smartphone ou tablet IOS ou Android a pesquisar, em tempo real, as vagas de emprego disponíveis. A ferramenta conta com uma navegação bastante amigável que dispensa orientação para operá-la. A tela inicial apresenta a logomarca do CPAT Campinas, as principais notícias do órgão e um menu com apenas quatro opções de navegação, que são: Home, Vagas, Info e Sobre.

A tecla Home leva o usuário à página inicial. Na tecla Vagas ele terá acesso ao banco de vagas do CPAT, que conta com sistema de busca. É possível pesquisar apenas a vaga desejada ou consultar todas as existentes. O botão Info mostra ao usuário os endereços do CPAT para atendimento presencial e os documentos necessários para se candidatar à vaga procurada. Também possibilita acesso ao site Mais Emprego, do Ministério do Trabalho, e ao Portal do Cidadão de Campinas. Por fim, o botão Sobre leva o usuário a uma tela com históricos e um resumo das atribuições do CPAT e da IMA.

Instalação

Para fazer a instalação do aplicativo o usuário deve acessar o “Play Store” ou “Apple Store” de seu aparelho, digitar o nome CPAT Vagas no campo de busca, clicar no ícone correspondente e acionar o botão “INSTALAR”. Após este procedimento, a ferramenta será baixada e instalada automaticamente no aparelho do usuário. Ao final deste processo, um ícone com a logomarca do CPAT vai aparecer na tela de navegação do celular. Para quem já instalou o aplicativo, a atualização é automática.

Sobre o CPAT

Inaugurado em 16 de junho de 2008, o CPAT tem como objetivo intermediar ações de procura e oferta de mão de obra, seguro-desemprego, qualificação social e profissional, além de levantar informações sobre mercado de trabalho, garantindo um espaço destinado ao atendimento do trabalhador. Essas ações são desenvolvidas através do Convênio Plurianual firmado com o Ministério do Trabalho. Em 2016, foram realizados pelo CPAT 154 mil atendimentos aos trabalhadores em busca de novas oportunidades de trabalho na cidade. O número total de vagas ofertadas pelo CPAT/SINE no mesmo período foi de 5.746.

O CPAT Centro fica na Avenida Campos Salles, 427, e o atendimento é feito das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. A unidade do Ouro Verde fica na Rua Armando Frederico Renganeschi, 197, Jardim Cristina, e atende das 8h às 16h. A unidade do Campo Grande está situada na Rua Manoel Machado Pereira, 902, Parque Valença, e atende das 8h às 16h.

Sobre a IMA

Fundada em 1976, a Informática de Municípios Associados (IMA) é uma empresa de economia mista que tem como principal acionista a Prefeitura Municipal de Campinas. A IMA presta serviços nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e é responsável pelo desenvolvimento, manutenção e evolução de todos os sistemas que atendem a Prefeitura de Campinas. Além disso, possui um moderno datacenter e estrutura de telecomunicações que oferecem suporte a todo o ambiente, com altos índices de segurança e disponibilidade. Os principais clientes da IMA são prefeituras, entretanto várias de suas soluções atendem aos demais níveis da administração pública direta e indireta.

Crédito: Divulgação

Foto: CPAT Vagas: para facilitar a vida de quem procura emprego | Crédito: Divulgação

CPAT Vagas: para facilitar a vida de quem procura emprego