1ª Mostra de Cinema Italiano em Campinas começou na noite de quinta-feira

07/04/2017 - 18:35

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, e a primeira-dama, Sandra Ciocci, abriram na noite de quinta-feira, 6 de abril, a 1ª Mostra de Cinema Italiano em Campinas. A exibição do filme “Scialla”, (Fique Tranquilo) deu início ao ciclo, em duas sessões: uma no Bradesco Prime no Shopping Iguatemi e outra no Teatro Castro Mendes, com a presença do autor, diretor e produtor italiano, Francesco Siciliano, e do produtor Giuseppe Alessio Nuzzo, respectivamente.

O povo brasileiro tem muito do italiano e essa mostra cria um laço ainda mais forte entre a nossa querida cidade e este país tão próximo. É um evento de grande importância artística e cultural e a oportunidade de toda a população de nossa cidade conhecer a nova safra de artistas e produtores da Itália”, disse o prefeito, lembrando que a participação é franqueada ao público, com entrada franca em todos os filmes e atividades.

O secretário de Cultura, Ney Carrasco, ressaltou que mesmo em tempo de crise econômica, Campinas e Itália conseguiram, com a ajuda de parceiros, realizar um evento de porte. O secretário convidou toda a população a prestigiar as mais de 50 atividades. Serão exibidos gratuitamente 15 filmes contemporâneos, mais três clássicos do diretor italiano Elio Petri (1929-1982). As sessões serão no Teatro Castro Mendes e no Top Cineplex do Shopping Prado.

O ator, diretor e produtor italiano, Francesco Siciliano, disse que a mostra é o primeiro de tantos outros eventos entre Campinas e Itália. Falando para autoridades, convidados e público presente, Siciliano elogiou o grande esforço que resultou na realização de um evento de nível internacional.

Caroline Trimboli, coordenadora da Itália da mostra, foi homenageada pela primeira-dama, Sandra Ciocci, que, por sua vez, também foi citada nos discursos pela sua atuação decisiva na realização do evento em Campinas.

Música, foto, gastronomia, debates

Além dos filmes, a mostra terá atividades paralelas: exposição de fotos antigas do cinema italiano (parte do acervo ficará no hall do Castro Mendes, o restante comporá uma exposição itinerante); dois concertos da Orquestra Sinfônica no Teatro Castro Mendes; 23 eventos acadêmicos com debates, em cinco universidades, sobre as obras e encontros com diretores; cine gourmet e um evento gastronômico.

A 1ª Mostra de Cinema Italiano é promovida pela Prefeitura de Campinas, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo e da Secretaria de Cultura, e tem como parceiros o Instituto Luce Cinecittà (vinculado ao Ministério de Patrimônio e da Atividade Cultural e do Turismo da República Italiana), o Top Cineplex do Shopping Prado Boulevard, o Campinas e Região Convention & Visitors Bureau, a Unicamp, a PUC-Campinas, a Universidade Presbiteriana Mackenzie, a Esamc, a Unisal, a Associação Vivi Brasil e a Società Italiana Lavoro e Progresso, de Campinas.

Confira a programação no https://cinemaitaliano.campinas.sp.gov.br/programacao

Crédito: Antônio de Oliveira

Foto: Prefeito destacou parceria que resultou no evento | Crédito: Antônio de Oliveira

Prefeito destacou parceria que resultou no evento