Câmeras de convênio entre Prefeitura e Unicamp começam a operar

20/03/2017 - 18:08

A Central Integrada de Monitoramento de Campinas (CIMCamp) passa a contar com imagens de câmeras instaladas na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), como resultado de um convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Campinas e a universidade. Os novos pontos instalados nas guaritas ampliam o controle sobre a segurança do Distrito de Barão Geraldo e o tráfego no campus.

Para o secretário municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, Luiz Augusto Baggio, a inclusão de mais seis pontos de captação de imagem e 21 câmeras ao sistema da CIMCamp é um ganho expressivo para toda a região. “A Unicamp passa a ter gestão sobre o tráfego de veículos em suas portarias e para a comunidade haverá a ampliação do controle sobre as ações de segurança em Barão Geraldo”, avalia Baggio. Nos próximos meses, mais pontos de controle serão instalados em ruas do distrito, como parte do acordo.

Uma média de 50 mil veículos transitam pelo local a cada dia, segundo estimativas da própria Unicamp. Com a parceria, um protocolo de ações foi firmado entre a Guarda Municipal de Campinas (GMC) e o serviço de segurança da Unicamp, prevendo como deve ser a abordagem em casos suspeitos que acendam o alerta na CIMCamp.

Toda informação é compartilhada entre a Prefeitura e a Unicamp. De acordo com o diretor da CIMCamp, Willian Barbaneira, desde que as imagens começaram a chegar à central já houve alarmes no Sistema Inteligente de Monitoramento Veicular (SIMVECAMP), que integra o programa “Campinas Bem Segura”. A partir dos dados, tem havido ações efetivas da área de inteligência da Guarda Municipal e das equipes em campo.

Crédito: Arquivo PMC

Foto: Convênio propicia para a CIMCamp seis novos pontos de monitoramento | Crédito: Arquivo PMC

Convênio propicia para a CIMCamp seis novos pontos de monitoramento