Prefeito abre Campinas Decor e anuncia atividades para Palácio de Cristal

12/05/2016 - 17:03

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, anunciou, nesta quarta-feira, 11 de maio, que o Palácio de Cristal, no Lago do Café, vai ser mais um espaço a sediar atividades culturais na cidade. A novidade foi divulgada durante a solenidade de inauguração da 21ª edição da Campinas Decor, considerada a principal mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do interior paulista.

A Campinas Decor 2016 está instalada no Palácio de Cristal. A ocupação do espaço foi viabilizada por meio de um termo de permissão de uso firmado entre a organização do evento e a Secretaria Municipal de Cultura, tendo como objetivo a recuperação do prédio.

Graças ao termo de cooperação, a organização da Campinas Decor e os expositores participantes da mostra recuperaram o imóvel. O local já abrigou o Instituto do Café e, mais recentemente, abrigava o Arquivo Municipal, que foi transferido para instalações adequadas, em um prédio no Swiss Parque.

Na abertura da Decor, o prefeito afirmou que o Palácio de Cristal representa uma das riquezas históricas da cidade e, logo após o encerramento da mostra, o local vai se tornar mais um espaço para atividades culturais. “A realização da Campinas Decor vai trazer muitos campineiros para conhecer essa riqueza arquitetônica e histórica. Com nossa parceria e a revitalização do prédio, o local vai abrigar atividades culturais. Aqui, vai ser possível juntar cultura e meio ambiente”, declarou.

O prédio do Palácio de Cristal tem 1,5 mil metros quadrados. Foi erguido há 45 anos, com projeto assinado pelo arquiteto Roberto José Goulart Tibau. A construção é uma referência na arquitetura do estilo franco-suiço Le Corbusier, pela predominância do concreto aparente.

Abertura da mostra

Acompanhado pela primeira-dama, Sandra Ciocci, o prefeito Jonas Donizette fez o corte da fita inaugural da Campinas Decor, ao lado das organizadoras do evento, Stella Pastana Tozo e Sueli Cardoso.Também compareceram o secretário municipal de Cultura, Ney Carrasco, o de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, Augusto Baggio, expositores e convidados.

Ao abrir oficialmente a mostra, Jonas Donizette ressaltou a importância do evento para o fortalecimento econômico da cidade. Também disse que o evento reforça a potencialidade profissional dos segmentos de arquitetura, decoração e paisagismo.

A Campinas Decor já se consolidou e extrapolou os limites de Campinas, sendo um reconhecimento para o alto nível profissional dos segmentos envolvidos e um fator importante para o fortalecimento econômico da cidade”, disse o prefeito, lembrando ainda os empregos gerados antes e durante a exposição.

Os números dessa mostra são expressivos, com geração de 1.500 empregos durante a fase de preparação, chegando a haver 500 pessoas trabalhando ao mesmo tempo na montagem, em horários de pico. E agora temos mais 100 vagas durante o evento”, finalizou Jonas.

Uma das organizadoras do evento, Stela Tozo, agradeceu ao prefeito Jonas Donizette pela confiança e parceria, garantindo que a Campinas Decor fosse realizada pela sexta vez em um prédio público de importância histórica: “Realizar a Campinas Decor neste prédio era um sonho. Quero agradecer ao prefeito Jonas Donizette e à Secretaria de Cultura por confiarem no nosso projeto”.

Para Stela, saber que a comunidade desfrutará do imóvel revitalizado é uma grande motivação. “Todos os colaboradores trabalham com muito carinho no prédio público, sabendo que as famílias, pais, filhos e netos vão usufruir desses locais”, considerou.

A Campinas Decor será a sexta edição da mostra a acontecer em um prédio público. A primeira iniciativa aconteceu em 2003, no Casarão no Lago do Café; depois vieram a Estação Guanabara em 2008, Instituto Agronômico de Campinas em 2009 e 2010 e a Estação Cultura em 2011.

A mostra 2016 acontecerá a partir desta sexta-feira, 13 de maio, até 26 de junho, com exposição de 52 ambientes internos e externos preparados por 73 dos mais renomados profissionais de arquitetura, decoração e paisagismo de Campinas e região.

A visitação na Campinas Decor pode ser feita de terça a sexta-feira, das 14h às 22h. Aos sábados, domingos e feriados, o local receberá o público das 12h30 às 22h.

Foto: Prefeito e Sueli Cardoso abrem a mostra | Crédito: Antônio de Oliveira

Prefeito e Sueli Cardoso abrem a mostra

Crédito: Antônio de Oliveira

Foto: Jonas saudou revitalização do Palácio de Cristal | Crédito: Antônio de Oliveira