Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Administração entrega ciclovia e obras de recape da Avenida Baden Powell


02/05/2016 - 10:25




Em dia de festa em comemoração ao Dia do Trabalho, a Administração municipal entregou as obras de construção da ciclovia e recape da Avenida Baden Powell, no Jardim Nova Europa. O evento, na manhã de domingo, 1º de maio, também teve passeio de trenzinho e sorteio de brindes, organizado pela associação de moradores.

 

Com dia ensolarado e temperatura agradável, participaram da cerimônia o prefeito Jonas Donizette, o vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira, secretários municipais, vereadores e muitos moradores da região.

 

Estou muito feliz em entregar essa obra, que muda o aspecto do local, valoriza a região. A ciclovia e a pista de caminhada são separadas, mas tudo converge para uma coisa: a saúde dos frequentadores”, destacou o prefeito Jonas.

 

O vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira salientou o envolvimento de várias secretarias no projeto. “Muitas pessoas ajudaram para que essa obra fosse possível. Obra que é música para nossos ouvidos”.

 

A Ciclovia Baden Powell, com quase 1,7 km de extensão e 2,5 metros de largura, foi construída no canteiro central da avenida, no trecho entre as rotatórias com as vias Estados Unidos e São José dos Campos. A ciclovia é bidirecional e ao lado do espaço foi construído passeio, para a prática de caminhada ou corrida. A ciclovia recebeu iluminação fotovoltaica e lixeiras. Os investimentos foram da ordem de R$ 411 mil. A ciclovia integra o projeto “Cicloviva”.

 

A obra é resultado de um Termo de Compromisso Ambiental do hotel The Royal Palm Plaza, firmado com a Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

 

A Avenida Baden Powell também foi recapeada e a sinalização viária revitalizada. Foram implantadas 173 placas de sinalização, entre regulamentação e advertência; e utilizados 1.600 m² de tinta nas cores branca e amarela para a sinalização de solo. A região recebeu acessibilidade.

 

 

Novos espaços

 

Mais três ciclovias estão no cronograma de obras do município: Barão Geraldo, Nova Aparecida e Taquaral / Theodureto.

 

A ciclovia de Barão Geraldo terá 2,1 km de extensão e ligará o Terminal Barão Geraldo até a portaria da moradia universitária, seguindo pela Luiz Vicentin e chegando à Avenida Santa Isabel.

 

Em Nova Aparecida serão construídos três trechos de ciclovias, que totalizam 2 km. Todos os trechos saem do Terminal Padre Anchieta. O Trecho 1 tem 1,3 km, entre as ruas Amantino de Freitas e Dom Augusto Álvaro da Silva. O Trecho 2 tem 345 metros, entre as vias São Hipólito e São Tomás de Aquino. E o Trecho 3, também com 345 metros, será entre a Avenida Papa João Paulo II e Rua São Matias.

 

Já a ciclovia Taquaral / Theodureto terá 1,6 km de extensão e será construída no canteiro central da Avenida Theodureto de Almeida Camargo, no trecho entre a Avenida Padre Almeida Garret e a Praça 25 de Abril.

 

Elaboramos um Plano Cicloviário para o município, que tem um cronograma que está sendo seguido à risca”, revelou o secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro.

 

Plano Cicloviário

 

O Plano Cicloviário contempla a implantação de 181,9 km de ciclovias. Os espaços serão construídos, preferencialmente, no canteiro central das vias. O Plano também abrange a construção de bicicletários em pontos estratégicos.

 

Diferentemente das ciclofaixas, as ciclovias são espaços totalmente segregados do tráfego comum, sendo mais seguras para os deslocamentos.

 

O Plano prevê quatro fases. Fase 1: previstos 16,3 km. Fase 2, 95,1 km. Fase 3, ligada à construção dos corredores do BRT, mais 13,7 km. E na fase 4, 52,4 km.

 

Fase 1

 

A Fase 1 do Plano Cicloviário contempla a Ciclovia Mackenzie, com 6,7 km, inaugurada em 6 de junho de 2015; a Ciclovia Norte-Sul, com 1,3 km, inaugurada em 4 de outubro de 2015; e a Ciclovia Baden Powell (1,6 km), inaugurada em 1º de maio de 2016.

 

Também contempla os trechos de Barão Geraldo, Taquaral / Theodureto e Nova Aparecida.

 

 

Por fim, está na Fase 1 do projeto a Ciclovia Washington Luiz, que terá 950 m.

 

 

 

Todos os detalhes sobre o Plano Cicloviário estão no site da Emdec, em www.emdec.com.br; dentro de Plano Cicloviário de Campinas 2014 – 2016.


Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Ciclovia foi construída no canteiro central da avenida | Crédito: Carlos Bassan

Ciclovia foi construída no canteiro central da avenida

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Secretário do Verde cumprimenta prefeito pela entrega | Crédito: Carlos Bassan

Secretário do Verde cumprimenta prefeito pela entrega

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Barreiro: há umplano cicloviário para o município | Crédito: Carlos Bassan

Barreiro: há umplano cicloviário para o município

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Vice-prefeito salientou envolvimento de várias secretarias | Crédito: Carlos Bassan

Vice-prefeito salientou envolvimento de várias secretarias

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Descerramento da placa de inauguração | Crédito: Carlos Bassan

Descerramento da placa de inauguração