Comissão Preparatória da 6ª Conferência da Cidade realiza 1ª reunião

15/04/2016 - 16:04

A recém formada Comissão Preparatória da 6ª Conferência da Cidade de Campinas realizou sua primeira reunião na tarde desta quinta-feira, dia 14 de abril, na Sala Milton Santos, no 19º andar do Paço Municipal. Os representantes da sociedade civil e do poder público definiram o calendário de atividades e receberam a cartilha, distribuída pelo Ministério das Cidades, que traz as orientações para a realização da etapa municipal da Conferência.

A partir desse material, a Comissão irá apresentar as propostas locais de discussão, conforme a temática proposta “A Função Social da Cidade e da Propriedade: cidades inclusivas, participativas e socialmente justas”.

Ao abrir a reunião, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Fernando Vaz Pupo, salientou a importância da participação da sociedade nos debates que refletem a luta dos cidadãos para a melhoria da qualidade de vida nas cidades, principalmente na área urbana.

A 6ª Conferência tem um tema importante - função social da cidade e da propriedade – é uma luta histórica da sociedade, por isso, precisamos trazer os cidadãos para este debate, de forma que possamos, juntos, encontrar soluções viáveis para os problemas urbanos e sociais. As discussões também poderão contribuir para o processo de revisão do Plano Diretor e da Lei de Uso e Ocupação do Solo que estão em andamento”, comentou o secretário.

A primeira reunião da Comissão Preparatória foi conduzida pela diretora do Departamento de Planejamento da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Deplan/Seplan), Carolina Baracat.

Trouxemos uma proposta inicial de trabalho para ser validada pela Comissão, incluindo um calendário de atividades – reuniões internas, pré-conferências e a conferência propriamente dita. Além disso, distribuímos um questionário para que os membros avaliem e sugiram questões relacionadas aos problemas locais do município que subsidiará o nosso debate”, explicou a diretora.

O próximo encontro da Comissão Preparatória será no dia 19 de abril, às 14h, na sala Milton Santos, 19º andar do Paço Municipal.

Comissão Preparatória

A Comissão Preparatória Municipal é composta por oito representantes de movimentos populares; três trabalhadores representando entidades sindicais; três empresários relacionados ao desenvolvimento urbano; dois representantes de entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa e Conselhos profissionais; e dois representantes de Organizações Não Governamentais (ONG´s) com atuação na área do desenvolvimento urbano, além de 12 indicados pelo Poder Público Municipal.

Foto: Fernando Pupo fala em encontro | Crédito: Carlos Bassan

Fernando Pupo fala em encontro

Foto: Grupo discute planejamento da Conferência | Crédito: Carlos Bassan

Grupo discute planejamento da Conferência