Campinas Digital garante 2,5 mil conexões por dia à internet

08/04/2016 - 15:47

Em operação desde 2009, o Programa Campinas Digital alcança atualmente 2,5 mil conexões à internet por dia, gratuitamente. O serviço já é oferecido em 16 pontos da cidade, entre repartições e espaços públicos. O projeto foi desenvolvido pela IMA (Informática de Municípios Associados S/A), com o objetivo de melhorar o atendimento ao cidadão campineiro.

Para obter acesso à rede Campinas Digital, é necessário usar um dispositivo com interface de rede sem fio, como notebooks e smartphones compatíveis com a tecnologia WiFi. Após cadastro, o usuário terá um login para acesso à rede.

Para a navegação, a IMA disponibilizou conexão de 1 mega byte por segundo para cada usuário. A velocidade, no entanto, pode variar em função da quantidade de acessos simultâneos, da distância com relação às antenas, do desempenho do equipamento (notebook/smartphone) utilizado e do tipo de conteúdo acessado.

O programa está em expansão e deverá atingir outros locais de interesse público do município, como escolas e centros de saúde. O acesso gratuito à internet também já foi disponibilizado em alguns pontos de ônibus da Avenida Francisco Glicério, o que deverá ser ampliado para toda a via. Outras paradas mais movimentadas da cidade ainda deverão ser cobertas futuramente pelo serviço.

Os pontos de acesso livre à internet pelo Programa Campinas Digital podem ser consultados no link http://mapaservicos.campinas.sp.gov.br/.