Conferência da Cidade inscreve para eleição de comissão preparatória

30/03/2016 - 14:30

A inscrição e a eleição para os interessados em participar da Comissão Preparatória Municipal para a 6ª Conferência Municipal da Cidade de Campinas serão realizadas na próxima terça-feira, dia 5 de abril, às 18 horas, no Salão Vermelho do Paço Municipal. A comissão será formada por 30 pessoas, divididas pelos segmentos poder público, movimentos populares, trabalhadores, por suas entidades sindicais, empresários relacionados à produção e ao financiamento do desenvolvimento urbano, entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa e conselhos profissionais e Organizações Não Governamentais (ONG's) com atuação na área do Desenvolvimento Urbano.

A Comissão Preparatória Municipal terá como função a elaboração do regimento interno da 6ª Conferência Municipal da Cidade de Campinas, que será realizada no dia 5 de julho deste ano. Também ficará responsável pela definição dos critérios de funcionamento - organização da pauta e do temário, grupos de debate, credenciamento, deliberações, forma de eleger os delegados que participarão das demais etapas – Conferências Estadual e Nacional.

A Conferência Municipal é promovida pela Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan), com participação do Conselho da Cidade. Nesta edição, o tema será "A Função Social da Cidade e da Propriedade" e o lema, "Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas".

O decreto de convocação para a Conferência é o de número 19.027 e foi publicado na edição do dia 22 de fevereiro de 2016 no Diário Oficial do Município.

A organização do evento ressalta que, como a Conferência da Cidade é um espaço de diálogo entre o governo e a sociedade para discussão de soluções relacionados aos problemas decorrentes da urbanização, é importante que haja participação de todos os segmentos sociais. Nos municípios, as conferências devem debater propostas e soluções voltadas à realidade local. Nos Estados, serão debatidas propostas voltadas para as políticas estaduais e para a política nacional.

Os debates da Conferência Municipal ocorrerão a partir do texto de referência sobre a função social da cidade e da propriedade, além da discussão de temas de interesse local. O resultado deverá responder às perguntas do texto referência e indicar propostas prioritárias para serem encaminhadas à discussão na Conferência Estadual.

Crédito: Arquivo PMC

Foto: Vista aérea de Campinas | Crédito: Arquivo PMC