Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Professor da Universidade de Columbia destaca planejamento estratégico


14/01/2016 - 18:28




 

O professor William B. Eimicke, especialista em gestão pública da conceituada Universidade de Columbia, de Nova Iorque (EUA), ministrou, na Prefeitura de Campinas, uma palestra sobre a importância do planejamento estratégico para organizações governamentais. O evento foi promovido pelo 'Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável', programa de aprimoramento da gestão pública liderado pela Comunitas e que tem Campinas como uma das cidades parceiras.

 

 

Há algumas semanas, fiz uma apresentação a uma comunidade na qual expus o que o governo já havia realizado e anunciei algumas ações futuras. Ao final da apresentação, uma senhora se aproximou de mim e agradeceu, me dizendo que gostou de saber o que havíamos feito, mas me agradeceu acima de tudo por falar das ações futuras. Ela disse que falar do futuro é falar de esperança. Entendo que planejamento estratégico é em grande parte isso, olhar para o futuro”, afirmou o prefeito Jonas Donizette na abertura do evento.

 

 

A apresentação reuniu lideranças do poder público e do segmento privado na Sala Azul da prefeitura. Contou com a presença dos empresários Carlos Jereissati Filho, do grupo Iguatemi; Edson Campagnolo, presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep); do prefeito de Corumbataí (SP), Vicente Rigitano; do prefeito de Limeira (SP), Paulo Hadich, todos parceiros do Juntos, entre outras autoridades.

 

 

Gestão sustentável

 

 

Na apresentação, o professor Eimicke, que integrou a equipe de governo do ex-prefeito Michael Bloomberg, de Nova Iorque, destacou a importância do segmento público para a sociedade. “Sem governo não há setor privado”, afirmou, exemplificando em sua fala a essencialidade de serviços como segurança pública e de manutenção da cidade.

 

 

O acadêmico ainda mencionou quais seriam as quatro condições fundamentais para uma gestão sustentável e qualificada: 1) Liderança, 2) Finanças públicas em ordem, 3) Planejamento estratégico e 4) Mensuração da performance.

 

 

Eimicke afirmou que um bom planejamento estratégico se fundamenta no contínuo diálogo com a população e que o envolvimento dos cidadãos é a melhor forma de uma gestão implantar, com sucesso, iniciativas de longo prazo.

 

 

Ao final da apresentação, o prefeito Jonas Donizette destacou que Campinas está afinada com a filosofia de trabalho apresentada pelo especialista. “A Administração Municipal tem se preparado para os desafios futuros em harmonia com a sociedade civil e com a preocupação de garantir um futuro promissor para nossos cidadãos”, concluiu.


Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Luiz Granzotto

Foto: Prefeito abre a reunião | Crédito: Luiz Granzotto

Prefeito abre a reunião

Crédito: Luiz Granzotto

Foto: Palestrante falou também sobre gestão pública | Crédito: Luiz Granzotto

Palestrante falou também sobre gestão pública

Crédito:

Foto: Participantes assistiram à apresentação | Crédito:

Participantes assistiram à apresentação

Crédito: Luiz Granzotto

Foto: Palestrante, Campagnolo, Jonas, Jereissati e Pedro Lima | Crédito: Luiz Granzotto

Palestrante, Campagnolo, Jonas, Jereissati e Pedro Lima

Crédito: Luiz Granzotto

Foto: Antes da reunião, Jonas recebeu o grupo em seu gabinete | Crédito: Luiz Granzotto

Antes da reunião, Jonas recebeu o grupo em seu gabinete