12/11/2015 - 19:02
O Distrito de Nova Aparecida, região Norte da cidade, recebeu na noite desta quarta-feira, dia 11, a terceira oficina participativa para debater as propostas preliminares para a revisão da Lei de Uso e Ocupação do Solo (LUOS). Este foi o segundo encontro realizado na região Norte para discutir a LUOS, sendo que a primeira oficina aconteceu no Distrito de Barão Geraldo, no último dia 10.
Os participantes, na maioria moradores do local, ouviram a apresentação técnica da coordenadora do processo de revisão da lei, Maria Conceição Pires e, na sequência, conversaram com os técnicos da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan) e apontaram, no mapa da região, suas sugestões e questionamentos sobre as alterações propostas.
As contribuições serão analisadas pela equipe técnica da Seplan para que, articuladamente com a revisão do Plano Diretor, resultem em propostas alinhadas para a construção de uma cidade com mais qualidade de vida.
Todos os presentes receberam material impresso com os conceitos e elementos estruturadores que subsidiaram o processo de revisão da LUOS. A cartilha também apresenta a proposta de zoneamento para a cidade de Campinas. O mesmo material está disponível na página eletrônica da Seplan e pode ser acessado no link http://campinas.sp.gov.br/governo/seplama/luos/propostas_luos_em_debate.pdf .
É importante salientar que a Lei de Uso e Ocupação do Solo de Campinas que está em vigor é de 1988 e não acompanhou as transformações urbanas do município. Ao longo desses anos, para superar esse descompasso, outras leis foram incorporadas, transformando o zoneamento municipal em um conjunto extenso e complexo de regras pouco claras. “Hoje, temos mais de 50 tipos de zoneamentos e precisamos simplificar a lei para torná-la aplicável”, avaliou o secretário da Seplan, Fernando Vaz Pupo.
Região Sudoeste
Nesta quinta-feira, dia 12, a equipe técnica da Seplan, que coordena o processo de revisão da LUOS, irá apresentar as propostas para a população da região sudoeste do município. O encontro acontece às 19 horas, no 2º andar do Hospital Ouro Verde (Diretoria Administrativa), na Avenida Ruy Rodriguez, 3434.
A série de oficinas participativas acontece até o próximo dia 18 de novembro, sempre às 19 horas (veja cronograma abaixo). As contribuições da população podem ser feitas até o dia 31 de dezembro, via internet, no protocolo Geral da Prefeitura ou pelo Sistema 156 de Atendimento ao Cidadão.
Cronograma
Região Sudoeste (Ouro Verde)
Data: 12 de novembro
Horário: 19h
Local: Hospital Ouro Verde - Diretoria Administrativa - 2° andar
Endereço: Ruy Rodrigues, 3.434 – Ouro Verde
Região Noroeste (Campo Grande)
Data: 13 de novembro
Horário: 19h
Local: CEU - Centro de Educação Unificada Florence
Endereço: Rua Lasar Segall, 110 - Jardim Florence I
Região Leste (Sousas)
Data: 16 de novembro
Horário: 19h
Local: Salão Recreativo Sousense
Endereço: Rua 7 de Setembro, 41 – Sousas
Região Central
Data: 17 de novembro
Horário: 19h
Local: Saguão da Prefeitura Municipal de Campinas
Endereço: Avenida Anchieta, 200 – Centro
Região Sul (Nova Europa)
Data: 18 de novembro
Horário: 19h
Local: Salão da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Endereço: Rua Santo Antônio da Alegria, 330 – Jardim Nova Europa
Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução
Avenida Anchieta, nº 200 – Campinas - SP – CEP: 13015-904 — PABX: (19) 2116-0555 — CNPJ 51.885.242/0001-40
Prefeitura Municipal de Campinas - © Todos os direitos reservados