Nova Aparecida recebe terceira oficina da Lei de Uso e Ocupação do Solo

12/11/2015 - 19:02

O Distrito de Nova Aparecida, região Norte da cidade, recebeu na noite desta quarta-feira, dia 11, a terceira oficina participativa para debater as propostas preliminares para a revisão da Lei de Uso e Ocupação do Solo (LUOS). Este foi o segundo encontro realizado na região Norte para discutir a LUOS, sendo que a primeira oficina aconteceu no Distrito de Barão Geraldo, no último dia 10.

Os participantes, na maioria moradores do local, ouviram a apresentação técnica da coordenadora do processo de revisão da lei, Maria Conceição Pires e, na sequência, conversaram com os técnicos da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan) e apontaram, no mapa da região, suas sugestões e questionamentos sobre as alterações propostas.

As contribuições serão analisadas pela equipe técnica da Seplan para que, articuladamente com a revisão do Plano Diretor, resultem em propostas alinhadas para a construção de uma cidade com mais qualidade de vida.

Todos os presentes receberam material impresso com os conceitos e elementos estruturadores que subsidiaram o processo de revisão da LUOS. A cartilha também apresenta a proposta de zoneamento para a cidade de Campinas. O mesmo material está disponível na página eletrônica da Seplan e pode ser acessado no link http://campinas.sp.gov.br/governo/seplama/luos/propostas_luos_em_debate.pdf .

É importante salientar que a Lei de Uso e Ocupação do Solo de Campinas que está em vigor é de 1988 e não acompanhou as transformações urbanas do município. Ao longo desses anos, para superar esse descompasso, outras leis foram incorporadas, transformando o zoneamento municipal em um conjunto extenso e complexo de regras pouco claras. “Hoje, temos mais de 50 tipos de zoneamentos e precisamos simplificar a lei para torná-la aplicável”, avaliou o secretário da Seplan, Fernando Vaz Pupo.

Região Sudoeste

Nesta quinta-feira, dia 12, a equipe técnica da Seplan, que coordena o processo de revisão da LUOS, irá apresentar as propostas para a população da região sudoeste do município. O encontro acontece às 19 horas, no 2º andar do Hospital Ouro Verde (Diretoria Administrativa), na Avenida Ruy Rodriguez, 3434.

A série de oficinas participativas acontece até o próximo dia 18 de novembro, sempre às 19 horas (veja cronograma abaixo). As contribuições da população podem ser feitas até o dia 31 de dezembro, via internet, no protocolo Geral da Prefeitura ou pelo Sistema 156 de Atendimento ao Cidadão.

Região Sudoeste (Ouro Verde)

Data: 12 de novembro

Local: Hospital Ouro Verde - Diretoria Administrativa - 2° andar

Endereço: Ruy Rodrigues, 3.434 – Ouro Verde