Campinas sedia amistosos da Seleção Brasileira de Vôlei contra o Japão

09/06/2015 - 20:06

O prefeito Jonas Donizette anunciou na tarde desta terça-feira, 9 de junho, a realização de dois jogos amistosos da Seleção Brasileira de Vôlei contra o Japão, nos dias 13 e 14 de junho, no Ginásio do Taquaral, em Campinas. A população da cidade poderá assistir aos jogos em troca de donativos para entidades assistenciais. É preciso retirar ingressos a partir das 9h de amanhã, quarta-feira, dia 10 de junho, na bilheteria do Ginásio do Taquaral, que ficará aberta até às 18h ou até que a cota de ingressos acabe. Se não acabar, o horário será repetido no dia seguinte. Cada ingresso precisa ser trocado por 1kg de alimento não perecível e por um agasalho. São necessários os dois itens.

Cada pessoa poderá retirar, no máximo, quatro ingressos. Neste caso, ela terá que dar em troca, quatro quilos de alimento mais quatro agasalhos. Os agasalhos arrecadados serão distribuídos pela Campanha do Agasalho da Região Metropolitana de Campinas, coordenada pela primeira-dama, Sandra Ciocci. Os alimentos serão encaminhados para o Banco de Alimentos da Ceasa.

Os jogos serão no dia 13, sábado, às 19h e no dia 14, domingo, às 11h. Os jogos em Campinas compõem uma série de quatro amistosos contra a seleção japonesa entre os dias 10 e 18 de junho. A série é chamada de Desafio Brasil X Japão e faz parte das comemorações dos 120 anos de amizade entre brasileiros e japoneses.

É uma alegria muito grande nesses 120 anos de amizade Brasil-Japão recepcionar a partida de duas seleções de tão grande destaque. Trabalhamos duro para poder trazer para Campinas um espetáculo tão bonito. Vamos recepcionar com carinho a seleção japonesa. Temos aqui uma comunidade nipônica, que é parte importante de nossa historia, e ajudou a fazer nossa de cidade e do Brasil o que somos hoje. Será certamente um jogo cheio de emoção”, disse o prefeito Jonas Donizette.

O prefeito explicou que Campinas vai receber dois dos quatros jogos que serão realizados no Brasil. Os outros dois jogos serão no dia 10 de junho em Saquarema (RJ) e no dia 18, no Rio de Janeiro.

Jonas Donizette disse sobre o empenho por parte das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo e de Esportes e Lazer em trazer as equipes do Brasil e do Japão que ficarão hospedadas em Campinas. A Secretaria de Serviços Públicos também participou do processo de recuperação do Ginásio do Taquaral para receber os jogos. “É isso que nós queremos: um governo trabalhando unido, enfrentando os desafios e trazendo para Campinas um jogo tão bonito quanto vai ser Brasil-Japão”, disse.

A diretora de Turismo, Alexandra Caprioli disse que eventos esportivos como este movimentam a economia e são importantes para o turismo da cidade e da região. “É muito importante para o Departamento de Turismo poder fomentar os eventos esportivos de grande porte como este amistoso e estimular a vinda de visitantes. Neste caso teremos a vinda das equipes do Brasil e do Japão que se hospedarão em nossa cidade gerando a movimentação tanto nos hotéis como nos restaurantes e ainda faremos isso valorizando o social arrecadando agasalhos e alimentos e provendo um lindo espetáculo para a cidade”.

O secretário de Esportes e Lazer, Dario Saadi, acrescentou que o trabalho em conjunto permitiu 'trazer os jogos de padrão internacional para Campinas, motivo de orgulho para toda a cidade'.

O bicampeão olímpico com a seleção brasileira, o jogador de vôlei Maurício Lima, disse que os jogos serão um grande entretenimento para a cidade e o quanto o esporte é importante para a inclusão social. “O esporte torna as pessoas melhores”, disse Maurício aos jovens esportistas ligados à rede municipal de Esportes que participaram da cerimônia de anúncio dos jogos.

Sobre os jogos

Os jogos servem como preparação para as disputas da temporada, o Grand Prix e os Jogos Pan-Americanos. O Japão vem com a equipe completa, que acabou de ser a vice-campeã do torneio de Montreux, na Suíça. Os confrontos serão a reedição da partida que decidiu a última edição do Grand Prix, em 2014. O Brasil ganhou por três sets a zero e foi campeão. O Brasil e o Japão estiveram no pódio dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. O Brasil ficou com o bicampeonato olímpico e o Japão com a medalha de bronze.

Foto: Jonas abre a reunião | Crédito: Carlos Bassan

Jonas abre a reunião