Campinas é destaque em publicações sobre sustentabilidade

09/06/2015 - 16:40

O monitoramento de áreas verdes por meio de drones, realizado pela Secretaria do Verde e Desenvolvimento Sustentável de Campinas, foi destaque numa publicação do portal da Federação do Comércio de São Paulo (Fecomerciosp).

A reportagem concorre ao 5º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, no qual serão reconhecidos projetos em diferentes categorias, como de empresas, ONGs e de estudantes.

O projeto de monitoramento de áreas verdes com utilização de drones é uma parceria da Secretaria Municipal do Verde e Desenvolvimento Sustentável com o Colégio Cotuca, vinculado à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A reportagem destaca que a fiscalização de áreas verdes tem obstáculos técnicos pelas dimensões e pela necessidade de precisão. Os Veículos Aéreos Não Tripulados ou Veículos Aéreos Remotamente Pilotados, conhecidos como drones, têm apresentado bons resultados quando adotados para acompanhamento de áreas reflorestadas.

A publicação ressalta que Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas também identificou esse potencial do equipamento em benefício do meio ambiente. Por meio de parceria com o Colégio Cotuca, vinculado à Unicamp, a pasta implementou na cidade o monitoramento de áreas utilizando drones.

Veja a reportagem completa no seguinte endereço:

Conferência sobre clima e recursos hídricos

Campinas também foi destaque numa publicação do portal do Programa Regional de Segurança Energética e Mudanças Climáticas da América Latina. O site destacou a participação do secretário municipal do verde e desenvolvimento sustentável, Rogério Menezes, na conferência “ Mudanças Climática: Desafios e oportunidades para as Cidades da América Latina”, realizado em Lima, no Peru, no dia 27 de maio.

O secretário participou de um painel sobre a gestão eficiente da água e os desafios da crise hídrica e as mudanças climáticas.

Rogério Menezes explanou sobre a experiência de Campinas com a crise hídrica; Recuperação ambiental, proteção animal, fortalecimento institucional e educação ambiental.

Veja a reportagem:

Crédito: Arquivo PMC

Foto: Prefeito e secretário testam drone | Crédito: Arquivo PMC

Prefeito e secretário testam drone