Reunião no Campo Belo capacita população para revisão do Plano Diretor

03/06/2015 - 15:22

Uma reunião com lideranças da região Noroeste do município e técnicos da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan) realizada no Campo Belo na noite da última quinta-feira, dia 28 de maio, para discutir o Plano Diretor, contou com a participação de mais de 150 pessoas da comunidade.

Na ocasião, os moradores apontaram uma série de assuntos que gostariam fossem incluídos na discussão do Plano Diretor 2016. Entre os itens elencados estão a regularização fundiária, transporte público, ciclovias, implantação de unidades de saúde e de educação para a região. Também foi citada pelos presentes a necessidade de investimentos da Aeroportos Brasil Viracopos (ABV) como contrapartida relativa às obras de expansão do aeroporto.

O secretário da Seplan, Fernando Vaz Pupo, explicou que na primeira etapa de discussão, os técnicos da Secretaria se reuniram com a população das cinco regiões da cidade para orientar a comunidade sobre o processo de elaboração do Plano Diretor e também ouvir seus anseios. “Além de estar prevista em lei,, nós consideramos a participação da população muito importante, para que essa lei olhe para as pessoas, para o desenvolvimento urbano e rural do município e que esteja à altura das aspirações dos cidadãos, garantindo qualidade de vida para o futuro de todos”, comentou o secretário.

Pupo lembrou a todos que uma forma fácil de participar é via internet. “No site www.planodiretor.campinas.sp.gov.br há um espaço específico para sugestões, portanto, não deixem de visitar a página e registrar suas contribuições”, disse.

Em sua exposição, a diretora do Departamento de Planejamento, Carolina Baracat, apresentou aos presentes todo o processo de revisão da lei de 2006. Ela também ressaltou que na etapa atual, paralelamente à capacitação, a equipe está elaborando o diagnóstico técnico-comunitário que, além das contribuições da população, envolve um trabalho interno com os demais setores da Prefeitura. O objetivo é que todos os planos setoriais em discussão – recursos hídricos, saneamento básico, educação, habitação, verde, entre outros – sejam alinhados e articulados com o Plano Diretor e inseridos no Plano Plurianual (PPA) para garantir recursos à sua implementação.

Na etapa propositiva retornaremos aos bairros para apresentação das propostas elencadas e validação junto aos cidadãos, portanto, solicitamos que vocês enviem suas sugestões via internet, Protocolo Geral da Prefeitura ou pelo Serviço 156, assim a equipe técnica tem condições de avaliar a possibilidade de inserção no Plano Diretor”, ressaltou a diretora.

As informações referentes ao Plano Diretor estão disponíveis no site www.planodiretor.campinas.sp.gov.br. Neste link também é possível deixar a sugestão referente aos eixos estruturantes que embasam os estudos do Novo Plano Diretor Estratégico.

A reunião também contou com a presença dos vereadores Carmo da Farmácia e Pedro Tourinho, toda equipe técnica da Seplan e também com representante da Secretaria de Relações Institucionais.

Crédito: Toninho Oliveira

Foto: Secretário explicou critérios do Plano Diretor 2016 | Crédito: Toninho Oliveira

Secretário explicou critérios do Plano Diretor 2016

Foto: Lideranças da região fizeram propostas | Crédito: Toninho Oliveira