Leões da Vila Padre Anchieta é a campeã do Carnaval 2015 de Campinas

19/02/2015 - 18:40

A escola de samba vencedora do Carnaval 2015 “Vem que Tem”, realizado pela Prefeitura de Campinas, é, pelo segundo ano consecutivo, a Leões da Vila Padre Anchieta. O anúncio dos resultados foi feito pelo diretor de Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura, Gabriel Rapassi, na tarde desta quinta-feira, dia 19 de fevereiro, no Ginásio de Esportes Rogê Ferreira, no São Bernardo, em meio às torcidas das agremiações.

A grande campeã, que levou para a avenida o tema “A cura pela mão do homem”, irá receber R$ 30 mil. A segunda colocada do Grupo Especial é a Rosa de Prata, com o tema “O meu lugar”. A escola empatou na pontuação com a Leões, ambas com 193 pontos. O critério de desempate foi a pontuação da bateria, com diferença de apenas um ponto. A Rosa de Prata irá receber R$ 20 mil.

A terceira colocada foi a Unidos do Shangai, que alcançou 189 pontos e receberá R$ 10 mil. A Unidos da Vila Rica, que estava no Grupo Especial, teve 183 pontos e caiu para o Grupo de Acesso a partir do próximo ano.

Foi muita emoção até o momento final, mas felizmente deu tudo certo”, comentou a presidente da Leões da Vila Padre Anchieta, Elizeth da Silva. Este é o oitavo título da agremiação.

Para o presidente da Rosa de Prata, Marco Geremias, ter chegado ao, praticamente, primeiro lugar, foi um ganho imenso para a escola. “Foi uma subida muito grande, vejo como saldo positivo, embora tenhamos ficado em segundo no desempate”, comentou.

Acesso

As agremiações do grupo de Acesso também foram classificadas. Em primeiro lugar ficou Ponte Preta Amor, com 175 pontos, que irá receber R$ 8 mil e passará para o grupo Especial a partir de 2016.

Em segundo ficou a Estrela D´Alva, com 154 pontos, que será premiada com R$ 7 mil e, em terceiro, a escola Renascença, que recebeu 132 pontos e receberá R$ 6 mil.

A presidente da Ponte Preta Amor Maior, Paulo Roberto Maguila, comemorou a volta ao Grupo Especial: “É muito bom voltar. Aprendemos com nossos erros”.

Pleiteante

O prêmio do Grupo de Pleiteante, que teve duas agremiações este ano, ficou com a escola Império do São Fernando, que desfilou pela primeira vez, teve 179 pontos e receberá R$ 5 mil. No entanto, a agremiação permanece como Pleiteante por mais dois anos, conforme regulamento da Liga das Escola de Samba de Campinas (Lesca).

A escola Águia de Ouro, com 157 pontos, que saiu como Pleiteante pela terceira vez consecutiva, passa para o Grupo de Acesso em 2016.

A escola Unidos do Paranapanema foi desclassificada porque não apresentou número mínimo de integrantes. A partir de 2016, a agremiação passa para o Grupo de Pleiteante.

As agremiações Renascença, Estrela D´Alva, Ponte Preta Amor Maior e Águia de Ouro perderam alguns pontos por número inferior de componentes em algumas alas e atraso no tempo de avenida. As escolas Princesa de Madureira e Unidos dos Amarais não desfilaram este ano e foram rebaixadas aos Grupos de Pleiteante e de Acesso, respectivamente, porque não solicitaram licença em tempo hábil.

Premiação das três primeiras colocadas do Grupo Especial:

1º colocada: Leões da Vila Padre Anchieta, com o tema “A cura pela mão do homem”

2º colocada: Rosa de Prata, com o tema “O meu lugar”

3º colocada: Unidos do Shangai, com o tema “Vamos cuidar do nosso Brasil doente”

Premiação das três primeiras colocadas do Grupo de Acesso:

1º colocada: Ponte Preta Amor Maior (sobe para o Grupo Especial em 2016), com o tema “Mar...A fonte da vida, o alimento, o mistério e o fascínio”

2º colocada: Estrela D´Alva, com tema “Uma viagem ao conto de fadas”

3º colocada: Renascença, com o tema “Culto aos orixás”

A campeã do Grupo Pleiteante é Império do São Fernando, com o tema “Os naipes da diversão”

Avaliação

As dez escolas dos grupos Especial, de Acesso e Pleiteante foram avaliadas por dez jurados nos seguintes quesitos: comissão de frente, fantasias, samba-enredo (letra e melodia), mestre-sala e porta-bandeira, enredo, harmonia, bateria, ala instrumental e puxadores: interpretação, arranjo e execução musical, alegoria e destaques.

Desfile

As quatro agremiações do Grupo Especial saíram no domingo: Unidos do Shangai, Rosa de Prata, Leões da Vila Padre Anchieta e Unidos de Vila Rica. Elas entraram na avenida nesta ordem, depois da escola Águia de Ouro, uma das pleiteantes.

As quatro escolas de samba que fazem parte do Grupo de Acesso desfilaram na segunda-feira: Renascença, Unidos do Paranapanema, Estrela D´Alva e Ponte Preta Amor Maior. A segunda escola Pleiteante, Império do São Fernando, foi a primeira a entrar na avenida Francisco Glicério na segunda-feira.

Crédito: Carlos Bassan

Foto: A torcida da escola campeã comemora o primeiro lugar | Crédito: Carlos Bassan

A torcida da escola campeã comemora o primeiro lugar

Crédito: Antônio Oliveira