Jonas participa de lançamento da pedra fundamental do projeto Sírius

19/12/2014 - 18:27

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, participou na manhã desta sexta-feira, 19 de dezembro, da cerimônia de assinatura do contrato de construção civil do projeto Sírius e do lançamento da pedra fundamental da obra.

Na ocasião, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clélio Campolina Diniz; o diretor geral do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Kleber Franchini; e o diretor do projeto Sírius, Antonio José Roque da Silva, assinaram um termo de compromisso com a finalidade de conjugar esforços para a execução do projeto de constução da nova fonte de luz síncroton.

O contrato foi assinado pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Clélio Campolina Diniz, e pelo diretor do projeto Sírius, Antonio José Roque da Silva. O evento foi realizado no CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, no Polo II de Alta Tecnologia de Campinas.

Além do prefeito, do ministro e do diretor do projeto Sírius, participaram da cerimônia o secretário estadual de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Júlio Semeghini; o secretário executivo do MCTI, Álvaro Prata; o presidente honorário do Conselho de Administração do CNPEM, Rogério Cerqueira Leite;o diretor da Racional Engenharia, Newton Simões Filho; e o presidente do Conselho Administrativo do CNPEM, Pedro Wongtschokski.

O projeto Sírius consiste na construção de um complexo de 68 mil m² em um terreno de 150 mil m² contíguo ao campus do CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), onde está instalado o Polo II de Alta Tecnologia.

O Alvará de Execução das obras foi emitido pela Prefeitura de Campinas na última segunda-feira, 15 de dezembro, após tramitar pelos órgãos responsáveis por aproximadamente 60 dias.

Durante a cerimônia, Wongtschokski destacou a celeridade da Prefeitura de Campinas para aprovar o projeto Sírius.

A Prefeitura de Campinas demonstrou uma eficiência incomparável e conseguimos todas as liberações em tempo recorde. Muito obrigado”, disse o presidente do conselho.

Jonas Donizette, por sua vez, falou do projeto estratégico para desenvolver novas parcerias e atrair investimentos na área de tecnologia e inovação.

Sancionei,nesta semana, lei que reduz de 5% para 2% o ISSQN e lei de isenção total de IPTU para empresas de base tecnológica, entre outras. É uma aposta no futuro e queremos que Campinas seja a capital nacional da inovação”, disse.

Sírius

A maior parte do projeto Sírius, orçado em R$ 1,3 bilhão, será financiada pelo MCTI. A obra está orçada em R$ 510 milhões e o terreno, no valor de R$ 23,4 milhões, foi desapropriado e cedido pelo Governo do Estado de São Paulo.

Segundo os coordenadores do projeto, o prédio está entre as obras civis mais sofisticadas já construídas no país, com exigências de estabilidade mecânica e térmica sem precedentes.

O Sírius será um acelerador de partículas de última geração, usado na análise dos diversos materiais, orgânicos e inorgânicos.

Segundo Antonio José Roque da Silva, o equipamento será construído, em sua maioria, com tecnologia brasileira. Será instalado próximo à primeira e única fonte de luz síncrotron brasileira, que opera desde 1997, sob responsabilidade do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron .

O Sírius é considerado um dos maiores e mais complexos projetos da ciência brasileira dentro do escopo de responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Ele emitirá uma nova fonte de luz que será uma ferramenta científica de grande porte, usada na análise dos mais diversos materiais orgânicos e inorgânicos.

A previsão é de que o Sírius esteja pronto para emitir seu primeiro feixe de luz em 2018.

Foto: Jonas cumprimenta o ministro | Crédito: Luiz Granzotto

Jonas cumprimenta o ministro

Foto: Prefeito se pronuncia | Crédito: Luiz Granzotto

Prefeito se pronuncia