Bairros da Região Norte recebem mutirão contra a dengue, a partir desta 5ª

10/12/2014 - 17:59

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, promove nestas quinta e sexta-feiras, dias 11 e 12 de dezembro, um mutirão de limpeza na região norte da cidade. Serão atingidos os bairros Vila Olímpia, Parque Cidade, San Martin, Campo Florido, Mirassol, CDHU, Jardim Campineiro, São Marcos e Santa Mônica, totalizando mais de 100 mil moradores beneficiados com a estratégia.

A ação integra a frente de trabalho da Administração para a prevenção da dengue e da chikungunya, já que implica no recolhimento de recipientes e de outros materiais que podem se constituir em criadouros do mosquito transmissor, o Aedes aegypti.

Um contingente de 515 homens – sendo 255 reeducandos - será mobilizado para trabalhos que incluem remoção de resíduos, roçada de córrego e mato, arborização, corte de grama, poda de árvores, capinação e varrição. Além disso, seis equipes vão atuar especificamente em atividades de cata-treco e promover a limpeza de bocas de lobo.

Na mesma região Norte, também na frente contra a dengue, acontece bloqueio químico – nebulização com inseticida para matar o mosquito adulto - nesta quinta-feira, dia 11, no Jardim São Marcos. E, na sexta-feira, 12, será a vez da remoção de criadouros e cata-bagulhos na Vila Padre Anchieta.

O biólogo Ovando Provatti, coordenador do Programa de Controle da Dengue da Vigilância em Saúde (Visa) Norte informou que estas áreas que passarão por limpeza, retirada de mato e entulho apresentam situação ambiental complicada, com muitos pontos de descarte de resíduos. São locais que recebem ações com frequência, mas a reposição por parte dos moradores é muito rápida.

Provatti reforça que a medida mais eficaz no combate à dengue é a eliminação dos objetos que acumulam água, que podem servir de criadouros para o mosquito transmissor.

Além da atuação do poder público, cada cidadão tem que cuidar do seu quintal, da sua rua, do seu bairro, da cidade. O combate à dengue exige o envolvimento da população. É necessário um trabalho conjunto e diário”, diz.

Após as ações de limpeza e remoção de criadouros, a Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável vai promover a recuperação de áreas degradadas por meio de plantio de árvores e de outras ações em matas ciliares. A Secretaria de Educação vai desenvolver atividades nas escolas. A Sanasa também está envolvida na operação, tanto com trabalhos de campo quanto com ações de educação e mobilização social.

Todas as ações contra a dengue contemplam também a prevenção da chikungunya, doença transmitida pelo mesmo mosquito vetor da dengue. Portanto, as medidas profiláticas servem para prevenir as duas doenças.