Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Comissão Geral Participativa discute parâmetros de uso e ocupação do solo


03/12/2014 - 18:32




 

 

A Comissão Geral Participativa (CGP), participou nesta segunda-feira, dia 1º de dezembro, de oficina de capacitação que apresentou os parâmetros técnicos de uso e ocupação do solo estabelecidos pela atual legislação de Campinas e a qualidade dos espaços resultantes da sua aplicação.

 

A CGP, constituída para discutir o processo de revisão da legislação urbanística do município, é formada por representantes da sociedade civil, via grupo revisor da legislação urbanística, e representantes dos conselhos unicipais, da Câmara de Vereadores e das secretarias e autarquias municipais.

 

No encontro, realizado na Associação Campineira de Imprensa (ACI), foram apresentadas as tipologias de ocupação do solo, previstas na lei 6031/1988, infográficos e mapas com agrupamentos de usos e tipos de ocupação predominantes, de acordo com o zoneamento vigente, e problematizada a cidade resultante da aplicação desses padrões.

 

A partir da exposição, os presentes se dividiram em dois grupos com a proposta de destacarem os problemas, qualidades e potencialidades referentes ao uso habitacional e atividades econômicas que incluem uso industrial, comercial, de serviços e misto, buscando identificar parâmetros urbanísticos que resultem em espaços de qualidade para as pessoas que vivem na cidade.

 

A ação integra o processo de revisão da legislação urbanística, cujo trabalho tem a coordenação da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano e a consultoria da Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (Fupam) da Universidade de São Paulo (USP).

Crédito: Antonio Oliveira

Foto: Momento de debate | Crédito: Antonio Oliveira

Momento de debate