5ª Convenção de Ficção Científica será domingo na Biblioteca Municipal

26/11/2014 - 15:33

A Biblioteca Municipal “Ernesto Manoel Zink” recebe a 5ª Convenção de Ficção Científica, neste domingo, 30 de novembro, a partir das 10h. O encontro é organizado pela Base Estelar Campinas em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e traz discussões sobre o tema, exibição de episódios de séries de ficção, bate-papo com autores e apresentação musical. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Episódios marcantes de séries de ficção científica Arquivo X, Farscape, Doctor Who e Star Trek serão exibidas e discutidas. A Convenção começa com o episódio 6, da sexta temporada de Arquivo X, o How the Ghosts Stole Christmas, cheio de mistérios em uma velha mansão abandonada.

No encontro também será exibido o episódio 16, Revenging Angel, da terceira temporada da cultuada série Farscape, que acompanha as aventuras do astronauta John Crichton (Bem Browder). Da série Dr. Who, será o primeiro episódio da sétima temporada, o The time of the Doctor, no qual aborda as inúmeras linhas de enredo desenvolvidas ao longo da participação de Smith como o Doutor.

Star Trek não poderia ficar de fora. Haverá uma introdução sobre a série, com os membros da Base Estelar, Walmir Morales Martins, Adriana Ruiz e Leonardo Rossetti. Em seguida, apresentação do episódio 13, Dear Doctor, da primeira temporada. “O objetivo é que as pessoas interajam e se divirtam. É aberto à participação de todos”, comenta um dos organizadores, Walmir Morales.

Além das exibições de séries, a professora Valéria Forrer ministra a palestra “Astrobiologia - Parte 2“ e discute indagações inerentes a todo o ser humano. “Como a vida se originou na Terra?”, “ Trata-se de um processo inevitável?”, “Ela é algo comum no universo?”, são algunas das questões que a palestras expõe ao público.

O músico Amyr Cantúsio apresenta “Som das Estrelas”, com um sintetizador, baseado em imagens do espaço - com planetas e estrelas -, projetadas em um telão. Após a música, os autores de publicações de ficção científica Roberto de Sousa Causo, Jota Marques, Renato Carajelescov Nonato, Marcelo Bighetti e José Raphael Daher e Fábio Barreto batem papo com o público sobre o tema “Os Alienígenas na Literatura”. Durante as atividades, haverá sorteio de brindes para o público.

10h10 Arquivo X – Episódio How the Ghosts StoleChristmas

10h55 Farscape - Episódio Revenging Angel

11h30 Almoço

12h30 Palestra - Astrobiologia - Palestrante Valeria Forrer Parte 2o