Oficina capacita Comissão para revisão da Lei de Uso do Solo

19/11/2014 - 20:02

A oficina de capacitação dos membros da Comissão Geral Participativa (CGP) teve como proposta a avaliação dos conceitos de uso e ocupação do solo, a partir da observação de experiências e modelos de situações urbanas positivas, considerando a adequação da atual Lei de Uso e Ocupação do Solo (LUOS). O encontro ocorreu nesta segunda-feira, dia 17 de novembro, na Associação Campineira de Imprensa (ACI).

A ação integra o processo de revisão da legislação urbanística do município, trabalho que tem a coordenação da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano e a consultoria da Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (Fupam) da Universidade de São Paulo (USP).

A oficina foi conduzida pelo coordenador da equipe da Fupam, Luis Antonio Jorge. O arquiteto apresentou imagens de diferentes situações urbanas de Campinas, e de outras cidades do país e do exterior, com o objetivo de ampliar o universo de referências para tornar a cidade mais agradável.

A reflexão girou em torno de temas como vias de pedestres e fruição do espaço público, uso público no interior das quadras, ligações acima do nível da rua, possibilidade de formação de largos e praças. Também foi discutido o aproveitamento público de recursos ambientais considerando a sintonia entre espaço privado e público para propiciar novas possibilidades de convivência ao cidadão.

Depois da apresentação dos temas, foi proposto ao grupo um exercício de leitura da cidade para a composição de um mapa colaborativo afetivo de Campinas. A proposta é que cada participante indique e fotografe locais da cidade que considera agradáveis, interessantes ou com outras qualidades e potencialidades que, do seu ponto de vista, merecem destaque. O resultado do trabalho será apresentado na próxima reunião da CGP, agendada para o dia 1º de dezembro.

Retorno da Escuta da CGP

Na primeira parte da reunião foi apresentada para discussão e complementação a sistematização dos problemas, qualidades e desafios do município, apontados pela CGP, referente aos temas Desenvolvimento Econômico e Cultura e Preservação do Patrimônio de Campinas, que não tinham sido discutidos no encontro anterior.

Muitos pontos destacados em todos os temas durante a oficina de escuta são matérias do âmbito do Plano Diretor e serão utilizados como insumo para sua revisão.

Foto: Integrante da Fupam conduz reunião | Crédito: Antônio Oliveira

Integrante da Fupam conduz reunião

Foto: Arquiteto falou sobre a cidade | Crédito: Antônio Oliveira

Arquiteto falou sobre a cidade