Desenvolvimento Econômico entrega o 2º Prêmio Startup Campinas

28/10/2014 - 14:02

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo entregou na tarde da última sexta-feira, 24 de outubro, o 2º Prêmio Startup Campinas para três equipes. O primeiro lugar foi para a Marketing Aumentado, startup voltada à soluções de realidade aumentada que integra informações virtuais a visualizações do mundo real. Essa tecnologia permite inúmeras aplicações com o uso de vídeos, adição de gráficos, rastreamento de movimentos, dentre outros, por meio de sensores em ambientes controlados. Cabendo, portanto, inúmeras aplicações em distintos segmentos das indústrias e dos serviços, tanto no setor na esfera privada, quanto no setor público.

O segundo lugar ficou para Conveniè que oferece solução no estado da arte da conveniência. Trata-se um aplicativo que direciona o cliente para o centro de distribuição de sua região, ainda somam-se às soluções propostas sistemas de backend de vendas, gestão financeira, inteligência de mercado e CRM (da sigla em inglês Gestão de Relacionamento com o Cliente), integrados às rotinas de gestão e operação das atividades.

O terceiro lugar ficou para a equipe JáTá Chegando com um sistema de gerenciamento de delivery. A solução envolve rastreamento de pedidos, ferramenta de CRM e ferramenta de publicidade.

Sobre o prêmio

O 2º Prêmio Startup Campinas contou com a parceria da Cnova - uma das maiores companhias globais de e-commerce com operações na França e no Brasil, além de outros quatro países - por isso, o foco temático foi em tecnologias da informação voltadas a e-commerce, logística e varejo. Ainda, contou com parceiros que atuaram no 1º Prêmio em 2013, como Sebrae, Black Noir, IMA, ACS - Associação Campinas Startups, Softex e Ciesp-Campinas.

Segundo Fábio Pagani, Presidente da IMA e que representou o prefeito Jonas Donizette, “algumas dessas soluções apresentadas também poderão atender a gestão pública. A prefeitura tem elevados desafios em gestão de compras de medicamentos, máquinas e equipamentos, materiais e insumos diversos, além, é claro, da necessidade de se comunicar com a sociedade campineira de formar dinâmica e prover soluções rápidas aos problemas da cidade em seu dia a dia”.

As três startups vencedoras passarão por treinamentos do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). As vencedoras também receberam troféus e medalhas da prefeitura, bem como notebooks, tablets e smartphones concedidos pela Cnova.

Foram selecionados oito projetos e os três vencedores foram julgados por uma comissão técnica que reuniu representantes do Núcleo Softex Campinas, da IMA, da Prefeitura, da Cnova e potenciais investidores.

O 2º Prêmio Startup Campinas integra o Plano “Campinas Empreendedora”, lançado nos primeiros 90 dias de governo municipal. “O objetivo do prêmio é transformar planos de negócios inovadores em novos empreendimentos para Campinas”, disse a diretora de Desenvolvimento Econômico, Mariana Savedra.

Ana Cuperschmid, sócia da Marketing Aumentado, comemorou o primeiro lugar: “Estou surpresa com o resultado. A importância do evento não se restringe ao prêmio, pois se estendeu aos contatos realizados e as oportunidades criadas”.

Felipe Fontes, da Conveniè, que alcançou o segundo lugar, declarou que “sinceramente, em minha jornada como empreendedor, evitei e não dei atenção às premiações, feiras e torneios. Hoje, vejo quantas oportunidades foram perdidas. Obrigada pela oportunidade.

Ivan Bonani, sócio da startup JáTá Chegando, avaliou o evento como excelente. “O evento contou com pessoas de excelência do ecossistema local de startups. Competir com empresas e idéias fantásticas com as que foram apresentadas nos motiva ainda mais a buscar crescimento e desenvolvimento”.

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Detalhamento para a plateia | Crédito: Carlos Bassan