Campinas realizará Semanas Nacional e Municipal de Ciência eTecnologia

18/09/2014 - 17:46

A Unicamp e a Prefeitura de Campinas, juntamente com o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI), que reúne as principais entidades do setor, estão à frente da organização da 2ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia. O evento vai ocorrer de 13 a 19 de outubro como parte das ações da 11ª Edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2014).

Com o tema "Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social", a Semana será coordenada, nacionalmente, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A proposta é estimular as instituições a abordarem a ciência e a tecnologia na dimensão social, como instrumento de inclusão, transformação social e desenvolvimento humano.

Em Campinas, as instituições e empresas envolvidas participarão de atividades centralizadas em uma mostra, a ser realizada no Museu Exploratório de Ciências da Unicamp. O local também receberá palestras e visitas de escolas, que serão realizadas em alguns institutos (IMA, CTI, CPqD e CNPEM).

Em 2013, a 1ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia contou com atividades realizadas em uma tenda instalada na Lagoa do Taquaral e com a participação de mais cinco mil crianças e adolescentes.

A edição deste ano contará com cinco tendas instaladas ao redor do Museu, nas quais serão realizadas diversas atividades simultâneas. Essa programação acontecerá de segunda a sexta, de 13 a 17 de outubro, das 8h30 às 17h.

Uma tenda abrigará a 1ª ExpoCiatec, que irá apresentar startups e empresas incubadas na cidade. Um outro espaço, localizado junto aos demais expositores, será destinado às instituições tradicionais de Ciência e Tecnologia, como forma de criar nichos de articulação entre iniciativa privada, políticas públicas, institutos, ações e os visitantes.

Também estão confirmadas a exposição sobre Água de Reúso, da Sanasa, e atividades lúdicas, promovidas pelo CI&T e Clickideia. Ambas têm como foco o público infanto-juvenil, com objetivo de despertar o interesse pela área de tecnologia.

Nas próximas semanas, a comissão organizadora irá definir os detalhes operacionais e a agenda de palestrantes que irão contribuir com o tema do ano – "Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social". A organização busca vincular a produção científica nacional a desafios vividos pela sociedade brasileira.

Sobre a SNCT

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é realizada desde 2004 em todo o país, sempre no mês de outubro, sob a coordenação da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secis/MCTI) juntamente com a colaboração de entidades e instituições de ensino, divulgação e pesquisa. Sua finalidade principal é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T).

Em Campinas, desde o ano passado, o evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Campinas em sua organização, já que o município aprovou, em 2013, a Lei 14.655, instituindo a 'Semana Municipal de Ciência e Tecnologia' na cidade, que deve ser realizada concomitantemente à SNCT. Em 2014, o evento ganhou ainda o reforço do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, instalado neste ano no município.

Crédito: Arquivo PMC

Foto: Prefeito visitou Semana de 2013 e estimulou participação das crianças | Crédito: Arquivo PMC

Prefeito visitou Semana de 2013 e estimulou participação das crianças

Foto: Jonas e autoridades abriram evento de 2013 | Crédito: Arquivo PMC