Programa “Cuidar para Incluir” vai atender alunos com deficiência

04/08/2014 - 16:34

Para incluir as pessoas com deficiência, para que recebam os cuidados necessários durante o período escolar, foram contratados 100 cuidadores que irão atuar na rede municipal de ensino como parte do programa “Cuidar para Incluir”, que começa nesta terça-feira, em 60 escolas do município e vai beneficiar 139 alunos.

O anúncio foi feito pelo prefeito Jonas Donizette na manhã desta segunda-feira, 4 de agosto, no Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas. “Estamos no momento de viver a igualdade. Não de ter dó ou comiseração. A pessoa com deficiência deseja ser tratada com igualdade de percepção de vida e estamos propiciando isso em Campinas. O trabalho do cuidador vai garantir melhor qualidade dos alunos na escola”, afirmou o prefeito.

É um serviço inédito no município, que atenderá alunos com deficiência nas unidades de ensino da rede municipal e que precisam de cuidados especiais como aqueles com deficiência física, deficiência múltipla, paralisia cerebral, autismo, entre outras. O serviço está sendo implantado por meio da atuação das secretarias municipais de Educação e dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida. “Estamos mudando vidas. Este programa vai dar a autonomia necessária à inclusão das pessoas com deficiência na escola”, comentou a secretária Emmanuelle.

No início da apresentação, os presentes assistiram ao teatro com os bonecos da “turma do bairro” - que são bonecos que representam crianças com deficiência. O diretor pedagógico Júlio Moretto, que representou a secretária municipal de Educação, Solange Pelicer, afirmou que há muito tempo é esperado o serviço de cuidadores na rede de educação. O vereador Carlos Bernardelli, que é membro da Comissão da Pessoa com Deficiência na Câmara dos Vereadores, destacou o avanço que este programa vai proporcionar para as crianças na educação.

Os cuidadores passaram por curso específico seguindo diretrizes das secretarias municipais da Pessoa com Deficiência e da Educação. A instituição responsável pelos cuidadores é a Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (Avape), que atua no atendimento e na defesa dos direitos da pessoa com deficiência. “Esse cuidado pensa na perspectiva de transformação na vida das pessoas”, comentou o presidente da Avape, Carlos Ferrari.

Cuidador

O cuidador é quem irá acompanhar o aluno com deficiência, seja de forma permanente ou temporária, e que necessita de cuidados pessoais especiais durante as atividades no período em que está na escola como locomoção, higiene, alimentação e outros necessários para propiciar autonomia e garantir a permanência da criança na escola. Esta é uma reivindicação antiga da população de Campinas, mais especificamente dos responsáveis por pessoas com deficiências, como professores municipais do Núcleo de Educação Especial, que precisavam atender, com cuidados especiais, os alunos com deficiência e ao mesmo tempo a sala toda.

O programa “Cuidar para Incluir” também é uma forma de tranquilizar as famílias, porque podem confiar os filhos aos profissionais com a certeza de que terão todo o apoio necessário para o atendimento de suas necessidades pessoais. Esta ação da Prefeitura de Campinas garantirá o acesso ao ensino a todas as crianças, com a melhora na sua qualidade, para alunos e professores.

Foto: Intérprete de livras durante cerimônia | Crédito: Fernanda Sunega

Intérprete de livras durante cerimônia

Crédito: Fernanda Sunega

Foto: Jonas conversa com mãe de criança que será beneficiada | Crédito: Fernanda Sunega