Prefeito prestigia sorteio habitacional do Residencial Abaeté

24/03/2014 - 11:22

O prefeito Jonas Donizette e a secretária de Habitação e diretora-presidente da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas), Ana Maria Minniti Amoroso, participaram,  no sábado, 22 de março, do sorteio de 560 apartamentos do Residencial Vila Abaeté, referentes aos Condomínios 1, 2, 3 e 5. O evento foi realizado no empreendimento, localizado no Jardim San Diego, próximo à Rodovia Santos Dumont, na região Sul.

As unidades foram construídas pela Brookfield Incorporações com recursos do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) e são destinadas a beneficiários já hierarquizados por meio de sorteio habitacional voltado ao Cadastro de Interessados em Moradia (CIM), administrado pela Cohab, em setembro de 2012.  Após aprovação oficial da documentação das famílias por parte da Caixa Econômica Federal, gestora do programa no município, elas participaram desse segundo sorteio para definir em quais unidades vão morar nos condomínios do Abaeté.

Para a concretização do sorteio, a Cohab-Campinas e a Sehab contaram com apoio da Sociedade de Abastecimento de Água  e Saneamento (Sanasa), da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), da Serviços Técnicos Gerais (Setec), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Secretaria Municipal de Esportes e Guarda Municipal.

Bens valiosos

A secretária de Habitação, Ana Amoroso, abriu o sorteio enfatizando o valor do bem adquirido pelos beneficiários. “Ao longo dos 27 anos de trabalho nesse setor, aprendi a enxergar uma moradia como uma rosa, que precisa da terra e de outros cuidados para crescer. Um empreendimento precisa do terreno, do projeto, da aprovação de vários órgãos municipais, para se levantar as moradias. A rosa é mais ou menos igual. E depois que ela germina, solta o primeiro botão. Os apartamentos que estamos entregando a partir de hoje são esses botões de rosa, e eu estou muito contente com o dia de hoje”, salientou.

O prefeito Jonas Donizette também reiterou a importância dos imóveis para as famílias beneficiadas. “Vocês vão pagar entre R$ 25 e R$ 80 pelos apartamentos. Uma moradia como essa é subsidiada pela Caixa, por meio do Minha Casa Minha Vida. Se vocês fossem pagar o valor real dos imóveis no mercado, pagariam muito mais. Em dez anos, vocês terão os apartamentos já quitados, no nome de vocês. Que Deus os abençoe e que vocês tenham um bom lar, porque o lar somos nós que fazemos”, ressaltou.

Entre os contemplados estava Edna Borges de Araújo Silva, acompanhando o marido, Peterson Fiel da Silva, que é uma pessoa com deficiência. Eles vão morar no Condomínio 5, bloco 5, numa unidade adaptada. “O coração está disparado”, disse Edna. “A gente paga aluguel e receber uma bênção dessas é maravilhoso. Agora é só comprar os móveis e viver a felicidade”, declarou radiante.

O sorteio foi prestigiado por secretários, vereados e representantes da Caixa Econômica Federal, da construtora Brookfield e dos conselhos de Habitação e do Fundo de Apoio à População de Subabitação Urbana (Fundap).

Trabalho Social

A partir desse segundo sorteio, as 560 famílias serão integradas às diversas fases que antecedem a mudança efetiva aos apartamentos, desde a prestação de orientações em diversas frentes para a vida em condomínio, com dicas sobre economia doméstica, coleta seletiva de resíduos, cuidados com o imóvel, sobre a boa convivência entre vizinhos, até as etapas de assinatura de contratos habitacionais e de vistoria dos apartamentos.

Tais ações compõem o Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS) voltado ao Residencial Abaeté, por meio do qual as famílias contam com acompanhamento de assistentes sociais da Cohab durante 12 meses, antes e depois da mudança efetiva aos imóveis.

Os apartamentos possuem cerca de 42 metros quadrados, distribuídos em dois dormitórios, sala, cozinha com área de serviço e banheiro. Os condomínios ainda contam com área de lazer e salão de festas.
Do total de unidades sorteadas, 60 são adaptadas para portadores de necessidades especiais e idosos.

O investimento total destinado ao Residencial Abaeté é da ordem de R$ 116,9 milhões e cada unidade tem custo aproximado de R$ 61,9 mil. Os beneficiários desembolsarão, mensalmente, o equivalente a 5% do valor da renda familiar para quitar seu imóvel, em dez anos.

Crédito: Luiz Granzotto

Foto: Jonas entrega chave do apartamento à sorteada do Residencial Abaeté | Crédito: Luiz Granzotto

Jonas entrega chave do apartamento à sorteada do Residencial Abaeté

Crédito: Luiz Granzotto